SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39“TRABALHO DE FORMIGUINHA”: FORMAÇÃO CONTINUADA DE DOCENTES EM SEXUALIDADE NA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE MANAUSRETEXTUALIZAÇÃO: DO CURTA-METRAGEM À HISTÓRIA EM QUADRINHOS índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698versão On-line ISSN 1982-6621

Resumo

FENILLI, LAYS MAYNARA FAVERO  e  COSTA-HUBES, TEREZINHA DA CONCEIÇÃO. ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: ANCORANDO A PRÁTICA DE ANÁLISE LINGUÍSTICA NOS ESTUDOS BAKHTINIANOS. Educ. rev. [online]. 2023, vol.39, e26299.  Epub 03-Fev-2023. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-469826299.

Neste artigo, buscamos balizar a Prática de Análise Linguística (PAL) (GERALDI, 1984; 1997[1991]) nos estudos do Círculo de Bakhtin, por compreendermos que essa prática precisa de maior embasamento teórico-metodológico e que os estudos dialógicos contemplam, na análise de textos-enunciados, estratégias estilístico-discursivas para aulas de Língua Portuguesa. Desse modo, indagamos: Como ampliar as orientações teórico-metodológicas da PAL, sustentando-a em uma base dialógica? Como o método sociológico proposto por Volóchinov (2017[1929]) pode contribuir na constituição dessa PAL? Nossas reflexões foram baseadas majoritariamente nos estudos do Círculo, como Volóchinov e Bakhtin (1926), Bakhtin (2010[1929]; 2013; 2016[1979]), além de outros estudiosos que se voltam para o trabalho com a PAL nas aulas de Língua Portuguesa. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e exploratória, ancorada na Linguística Aplicada e no paradigma qualitativo interpretativista. Como resultados, compreendemos que a PAL de base dialógica parte de reflexões sobre o contexto extraverbal das enunciações para chegar às reflexões de base estilística, sem perder de vista os aspectos valorativos e discursivos dos textos-enunciados, o que pode ampliar a capacidade dos alunos de ler, escrever e interpretar textos e diferentes gêneros do discurso.

Palavras-chave : Prática de Análise Linguística; Concepção dialógica de linguagem; Ensino de Língua Portuguesa.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )