SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: ANCORANDO A PRÁTICA DE ANÁLISE LINGUÍSTICA NOS ESTUDOS BAKHTINIANOSA EDUCAÇÃO LATINO-AMERICANA E SEUS LABIRINTOS: SOBRE RESISTÊNCIAS, INSURGÊNCIAS E UTOPIAS índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698versão On-line ISSN 1982-6621

Resumo

ROCHA, RENATA AMARAL DE MATOS  e  PORTO, CARLOS ROBERTO. RETEXTUALIZAÇÃO: DO CURTA-METRAGEM À HISTÓRIA EM QUADRINHOS. Educ. rev. [online]. 2023, vol.39, e26188.  Epub 03-Fev-2023. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-46926188.

Este artigo apresenta os resultados da pesquisa sobre a prática da retextualização como recurso favorecedor da escrita de estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental, na escola. Essa prática possibilita o contato prévio dos educandos com textos a serem produzidos por eles e oportuniza a compreensão deles sobre o contexto de produção e recepção textual. Neste estudo, os estudantes retextualizaram o curta-metragem La Luna em histórias em quadrinhos. A proposta consistiu na mudança de gênero textual e na manutenção da tipologia narrativa, pois, na pesquisa, focalizamos, especificamente, a apreensão da composição do tipo textual narrativo por parte dos informantes, no âmbito de suas produções textuais. Para tanto, adotamos a abordagem teórica sociointerativista, com base em Bronckart (1999), Antunes (2010), Marcuschi (2008) e Ribeiro (2013). Os resultados desta pesquisa evidenciam que a grande maioria dos educandos conseguiu estruturar seu texto narrativo de modo coerente e demonstrou ter apreendido como pode se dar a construção do esquema narrativo.

Palavras-chave : retextualização; narrativa; esquema narrativo.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )