SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39INSTRUCCIONES PARA LEER ENTENDIMIENTO EN EL AULA:¿QUÉ PODEMOS APRENDER DEL METAANÁLISIS?EDUCACIÓN SEXUAL: UN ANÁLISIS DE LA LEGISLACIÓN Y DE LOS DOCUMENTOS OFICIALES BRASILEÑOS EN DIFERENTES CONTEXTOS POLÍTICOS índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação em Revista

versión impresa ISSN 0102-4698versión On-line ISSN 1982-6621

Resumen

COPPI, MARCELO; FIALHO, ISABEL  y  CID, MARÍLIA. INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO DA LITERACIA CIENTÍFICA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA. Educ. rev. [online]. 2023, vol.39, e37523.  Epub 23-Feb-2023. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-4698237523.

O estudo teve por objetivo analisar instrumentos de avaliação da literacia científica, nesse sentido, foi realizada uma revisão sistemática de literatura (RSL) nas bases de dados B-On, SciELO, Google Académico e RCAAP com vista a identificar estudos que utilizaram instrumentos de avaliação da literacia científica. Os critérios de seleção incluíram artigos publicados entre 1990 e 2020, em português, inglês ou espanhol, que desenvolveram e/ou utilizaram instrumentos de avaliação da literacia científica. Foram excluídos os artigos que não abordaram a literacia científica no título ou no resumo, não citaram instrumentos e resultados da avaliação da literacia científica de alunos, revisões, estudos de casos e artigos que avaliaram disciplinas ou assuntos específicos. Foram identificados 13 instrumentos de avaliação da literacia científica. A maioria dos estudos foi realizada no Brasil, Indonésia e Estados Unidos, predominando as pesquisas com alunos do Ensino Secundário. Os alunos do Ensino Superior foram os que apresentaram resultados mais positivos. As dimensões de literacia científica mais avaliadas relacionaram-se com as diferentes habilidades de literacia científica. A classificação dos inquiridos foi obtida através das frequências descritivas de resposta aos itens, não havendo uma padronização nos processos de categorização dos resultados. Concluímos ser necessária alguma precaução na comparação dos resultados dos estudos, uma vez que muitos instrumentos foram aplicados em níveis de ensino e em contextos diferentes daqueles para os quais foram desenvolvidos.

Palabras clave : literacia científica; avaliação; instrumentos; revisão sistemática de literatura.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )