SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39INSTRUMENTOS DE EVALUACIÓN DE LA ALFABETIZACIÓN CIENTÍFICA: UNA REVISIÓN SISTEMÁTICA DE LA LITERATURAFACTORES ASOCIADOS A LA RETENCIÓN E INTENCIONALIDAD DE EVASIÓN EN CURSOS DE FARMACIA DE UNA UNIVERSIDAD PÚBLICA DEL NORESTE DE BRASIL índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação em Revista

versión impresa ISSN 0102-4698versión On-line ISSN 1982-6621

Resumen

CASSIAVILLANI, THIENE PELOSI  y  ALBRECHT, MIRIAN PACHECO SILVA. EDUCAÇÃO SEXUAL: UMA ANÁLISE SOBRE LEGISLAÇÃO E DOCUMENTOS OFICIAIS BRASILEIROS EM DIFERENTES CONTEXTOS POLÍTICOS. Educ. rev. [online]. 2023, vol.39, e39794.  Epub 23-Feb-2023. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-469839794.

A oferta de Educação Sexual nas escolas pode contribuir de forma significativa para a diminuição das violências motivadas por questões relativas a gênero e sexualidade. Essa Educação Sexual precisa ir além das questões puramente biológicas, abordando diversas outras temáticas, como corpo, prazer, consentimento e violência, além das questões mais óbvias de gênero, sexualidade e diversidade. Porém, para realizá-la, professoras, e professores, precisam ter o respaldo dos documentos oficiais e legislação vigente. O objetivo desta pesquisa é verificar como aparecem as questões concernentes à Educação Sexual, gênero e sexualidade nas leis, decretos e demais publicações norteadoras da Educação brasileira, assim como relacioná-los aos contextos sócio-políticos em que foram publicados. Para isso, realizamos uma pesquisa por esses documentos, abrangendo o período de 1990 e 2018, e focamos nossa análise em vinte e oito deles. A análise demonstrou que, de fato, a legislação não só permite, mas determina que a Educação Sexual seja realizada nas escolas. No entanto, os diferentes contextos políticos possuem grande impacto na maneira como a ela aparece nos documentos, ora de maneira explícita, ora subjetiva e diluída no discurso da diversidade e, no momento recente, completamente silenciada. Além disso, recorrentes ciclos de avanços e retrocessos nos diferentes contextos políticos desde a redemocratização culminaram em políticas de Educação Sexual cheias de lacunas e descontinuidades, sem que fosse desenvolvida uma lei específica sobre o tema, impedindo, assim, sua consolidação dentro das escolas brasileiras.

Palabras clave : Educação Sexual; gênero; sexualidade; legislação.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )