SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39THE RELATIONSHIP BETWEEN COMPETENCE, AUTONOMY, AND RELATEDNESS SATISFACTION AND DISINTEREST IN PHYSICAL EDUCATION CLASSES IN ELEMENTARY SCHOOLLITERACIES IN A NON-FORMAL EDUCATIONAL CONTEXT: A FUSION OF FORCES author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação em Revista

Print version ISSN 0102-4698On-line version ISSN 1982-6621

Abstract

DECONTO, DIOMAR CARÍSSIMO SELLI  and  OSTERMANN, FERNANDA. DIMENSÕES POLÍTICA, CONTEXTUAL E DO CONHECIMENTO DA FORMAÇÃO DOCENTE: UMA PERSPECTIVA À LUZ DO PENSAMENTO BAKHTINIANO. Educ. rev. [online]. 2023, vol.39, e36778.  Epub Feb 23, 2023. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-469836778.

A partir do pensamento bakhtiniano, construímos dimensões de uma perspectiva de formação contra-hegemônica de professores de Ciências da Natureza. Essa perspectiva formativa, que denominamos por “formação dialógica-responsável de professores”, é constituída de sete dimensões - práxica, ética, estética, investigativa, política, contextual e do conhecimento, das quais as três últimas serão desenvolvidas no presente trabalho. A construção dessas dimensões foi desenvolvida a partir do cotejamento de textos do Círculo bakhtiniano com textos da literatura de formação docente, estabelecendo tensionamentos, contraposições, mostrando insuficiências e propondo avanços em relação ao modelo formativo hegemônico, fundamentado na racionalidade técnica. Nesse processo, emergiram dimensões formativas que, distanciadas de um perfil prescritivo, se constituem como princípios que permitem repensar, transformar, dar encaminhamentos, estruturar formações que rompam com a perspectiva hegemônica. Defendemos que nossas dimensões possibilitam ressignificar a formação docente no que diz respeito à compreensão ampla da realidade, criticidade, autonomia docente, organicidade dos processos formativos e dialogicidade na construção do conhecimento.

Keywords : Círculo de Bakhtin; formação de professores; formação dialógica-responsável.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )