SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39POLITICAL, CONTEXTUAL AND KNOWLEDGE DIMENSIONS OF TEACHER EDUCATION: A PERSPECTIVE IN THE LIGHT OF BAKHTINIAN THOUGHTREGULATION BY RESULTS AND RECONFIGURATIONS IN INSTITUTIONAL ARRANGEMENTS AIMED AT THE DEMOCRATIC SCHOOL GOVERNMENT author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação em Revista

Print version ISSN 0102-4698On-line version ISSN 1982-6621

Abstract

SAAD, MAYTÊ ACHÉ  and  VOVIO, CLAUDIA LEMOS. LETRAMENTOS EM UM CONTEXTO DE EDUCAÇÃO NÃO FORMAL: UMA FUSÃO DE FORÇAS. Educ. rev. [online]. 2023, vol.39, e37755.  Epub Feb 20, 2023. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-469837755.

Este artigo tece compreensões sobre as práticas de letramento de adolescentes promovidas por uma organização social na periferia de São Paulo, em um contexto de educação não formal. Fundamenta-se num quadro teórico-metodológico filiado aos Estudos do Letramento e à abordagem enunciativo-discursiva bakhtiniana, apreendendo, além das regularidades, os significados atribuídos a esses letramentos que se revelam nas interações e posicionamentos sobre essas experiências vividas pelos participantes. O corpus de análise é composto por notas de campo, transcrições de gravações em vídeo de eventos de letramento e produções discursivas de quatro adolescentes e de um educador social, em situações de rodas de conversa e entrevista semiestruturada. Os resultados indicam que, ao mesmo tempo que são observados traços da forma e cultura escolar em algumas das atividades propostas e nos modos de interação do educador com os adolescentes, as práticas de letramento da organização desvelam modos colaborativos, com a mobilização de gêneros multimodais, perpassadas por oralidade, corpo e afeto, nas quais os participantes podem se expressar e se reconhecer, atuando com mais autonomia e segurança em letramentos de outras esferas sociais.

Keywords : letramentos; discursos de adolescentes; educação não formal em territórios vulneráveis.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )