SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39REGULACIÓN POR RESULTADOS Y RECONFIGURACIONES EN ARREGLOS INSTITUCIONALES DIRECCIONADOS AL GOBIERNO DEMOCRÁTICO DE LA EDUCACIÓNNARRATIVAS DE PROFESORES SOBRE LA ENSEÑANZA DE HISTORIA EN EJA: LA PRODUCCIÓN DOCUMENTAL COMO ANÁLISIS índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação em Revista

versión impresa ISSN 0102-4698versión On-line ISSN 1982-6621

Resumen

MUYLAERT, NAIRA; OLIVEIRA, ANA CRISTINA PRADO DE  y  COSTA, PAULA ARAUJO DA. METAPESQUISA: A IMPLEMENTAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS NO CAMPO DA EDUCAÇÃO. Educ. rev. [online]. 2023, vol.39, e38352.  Epub 23-Feb-2023. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-469838352.

Este trabalho tem como objetivo fazer uma análise dos referenciais teóricos e conceitos analíticos (denominados de descritores) mobilizados pelos estudos sobre implementação de políticas públicas no campo da Educação. Considerando que a produção acadêmica sobre o tema da implementação, no campo da Educação, é escassa, realizamos uma metapesquisa a partir da definição de alguns descritores e teóricos de referência do campo da Ciência Política. Procuramos verificar, no levantamento da produção acadêmica no campo da Educação - teses, dissertações e artigos -, qual era a presença e como eram mobilizados esses referenciais. O recorte temporal se limitou aos anos de 2018 e 2019 e, no total, identificamos 10 artigos e 25 teses e dissertações. A análise e categorização deste material, identificando o referencial teórico-conceitual utilizado, indicou que entre as teses e dissertações selecionadas há uma maior concentração de estudos sobre os agentes implementadores e, entre os artigos, uma maior concentração de estudos sobre estruturas de governança. A partir dos resultados, consideramos que há, entre os pesquisadores da área educacional, uma aproximação “em construção” à literatura específica do campo da Ciência Política sobre implementação.

Palabras clave : implementação de políticas públicas, metapesquisa, educação, ciência política; produção de conhecimento.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )