SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39META-RESEARCH: THE IMPLEMENTATION OF EDUCATIONAL PUBLIC POLICIES IN THE FIELD OF EDUCATIONTHE EDUCATIONAL ENVIRONMENT THROUGH THE LENSES OF A PEER MENTORING GROUP FOR MEDICAL STUDENTS author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação em Revista

Print version ISSN 0102-4698On-line version ISSN 1982-6621

Abstract

FRANCO, ALÉXIA PÁDUA  and  RAMOS, ALINE ALVES. NARRATIVAS DOCENTES SOBRE O ENSINO DE HISTÓRIA NA EJA: A PRODUÇÃO DE DOCUMENTÁRIO COMO ANÁLISE. Educ. rev. [online]. 2023, vol.39, e36338.  Epub Feb 23, 2023. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-469836338.

Este artigo apresenta recortes de uma pesquisa de Mestrado Profissional, desenvolvida entre os anos de 2018-2020, que teve como objeto de estudo o ensino de História na Educação de Jovens e Adultos (EJA). A partir das inquietações acerca da função social da disciplina e suas relações com a vida humana prática, o texto discute a construção do processo de ensino da História junto aos estudantes jovens e adultos, e o sentido desta disciplina para sua formação cidadã com base nas experiências e visões de profissionais que atuam nessa modalidade de ensino. Tendo a História Oral como fio condutor metodológico, foram realizadas entrevistas com docentes e as análises de suas narrativas foram registradas em um documentário, cujo processo de produção foi aqui detalhado. Destaca-se a preocupação dos docentes entrevistados pelo desenvolvimento de um ensino de História que contribua para que os estudantes EJA se reconheçam como protagonistas da história e na produção do conhecimento.

Keywords : EJA; ensino de História; narrativas audiovisuais; saberes e práticas docentes.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )