Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Educação em Revista
versão impressa ISSN 0102-4698versão On-line ISSN 1982-6621
Resumo
FRANCO, ALÉXIA PÁDUA e RAMOS, ALINE ALVES. NARRATIVAS DOCENTES SOBRE O ENSINO DE HISTÓRIA NA EJA: A PRODUÇÃO DE DOCUMENTÁRIO COMO ANÁLISE. Educ. rev. [online]. 2023, vol.39, e36338. Epub 23-Fev-2023. ISSN 1982-6621. https://doi.org/10.1590/0102-469836338.
Este artigo apresenta recortes de uma pesquisa de Mestrado Profissional, desenvolvida entre os anos de 2018-2020, que teve como objeto de estudo o ensino de História na Educação de Jovens e Adultos (EJA). A partir das inquietações acerca da função social da disciplina e suas relações com a vida humana prática, o texto discute a construção do processo de ensino da História junto aos estudantes jovens e adultos, e o sentido desta disciplina para sua formação cidadã com base nas experiências e visões de profissionais que atuam nessa modalidade de ensino. Tendo a História Oral como fio condutor metodológico, foram realizadas entrevistas com docentes e as análises de suas narrativas foram registradas em um documentário, cujo processo de produção foi aqui detalhado. Destaca-se a preocupação dos docentes entrevistados pelo desenvolvimento de um ensino de História que contribua para que os estudantes EJA se reconheçam como protagonistas da história e na produção do conhecimento.
Palavras-chave : EJA; ensino de História; narrativas audiovisuais; saberes e práticas docentes.