SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39NARRATIVAS DOCENTES SOBRE O ENSINO DE HISTÓRIA NA EJA: A PRODUÇÃO DE DOCUMENTÁRIO COMO ANÁLISEAS TECNOLOGIAS DIGITAIS COMO RECURSOS PEDAGÓGICOS NO ENSINO REMOTO: IMPLICAÇÕES NA FORMAÇÃO CONTINUADA E NAS PRÁTICAS DOCENTES índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698versão On-line ISSN 1982-6621

Resumo

CRUZ, BRUNA CAROLINA PEREIRA et al. O AMBIENTE EDUCACIONAL PELAS LENTES DE UM GRUPO DE MENTORIA ENTRE PARES PARA ESTUDANTES DE MEDICINA. Educ. rev. [online]. 2023, vol.39, e40451.  Epub 03-Mar-2023. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-469840451.

A percepção do processo de aprendizagem é moldada por experiências individuais e relacionadas ao meio acadêmico. Este artigo objetivou avaliar a percepção do ambiente educacional de estudantes de medicina ligados ao grupo de mentoria entre pares GEDAAM (Grupo de Estudos em Didática Aplicada ao Aprendizado da Medicina) da Universidade Federal de Minas Gerais. Os dados são provenientes de estudo transversal com 129 membros do GEDAAM. A escala Dundee Ready Education Environment Measure (DREEM) foi utilizada para avaliar a percepção do ambiente educacional. Foram realizadas análises descritivas e comparativas (Teste Qui-quadrado). Para quase todos os Domínios avaliados, a percepção dos estudantes foi mais positiva do que negativa (escore Global = 108,41). Quanto maior o tempo de permanência no GEDAAM, pior a percepção Global do ambiente educacional. Sugere-se que participar do GEDAAM contribua para uma visão mais crítica do ambiente de ensino de medicina.

Palavras-chave : educação médica; tutoria; avaliação educacional.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )