SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39EL ENTORNO EDUCATIVO A TRAVÉS DE LOS LENTES DE UN GRUPO DE TUTORÍA DE PARES PARA ESTUDIANTES DE MÉDICADEVENIR UN CUERPO VAGUEANDO: LA EDUCACIÓN Y EL CUERPO EN EL PENSAMIENTO DE TIM INGOLD índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação em Revista

versión impresa ISSN 0102-4698versión On-line ISSN 1982-6621

Resumen

AURELIANO, FRANCISCA EDILMA BRAGA SOARES  y  QUEIROZ, DAMIANA EULINIA DE. AS TECNOLOGIAS DIGITAIS COMO RECURSOS PEDAGÓGICOS NO ENSINO REMOTO: IMPLICAÇÕES NA FORMAÇÃO CONTINUADA E NAS PRÁTICAS DOCENTES. Educ. rev. [online]. 2023, vol.39, e39080.  Epub 15-Mar-2023. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-469839080.

A presente pesquisa emerge de inquietações sobre os impasses que transpassam a experiência do Ensino Remoto Emergencial (ERE), durante a Pandemia da COVID-19 desencadeada em 2020. Neste sentido, este artigo relata acerca de uma pesquisa cujo objetivo foi analisar as implicações do uso das tecnologias digitais no processo de formação continuada e nas práticas dos professores alfabetizadores, durante o ensino remoto, em 2020, na Escola Municipal Francisco Francelino de Moura. O estudo desenvolveu-se mediante revisão bibliográfica dos principais conceitos que fundamentam o processo de alfabetização: mediação pedagógica, prática docente e ERE. Além disso, foram verificados os documentos normativos desse tipo de ensino, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), entre outros. Realizou-se ainda, uma pesquisa de campo de cunho qualitativo com duas professoras alfabetizadoras do 1º e 2º ano (Ciclo de Alfabetização). Utilizou-se como procedimento de tratamento dos dados a Análise de Conteúdo. Constatou-se que as professoras desenvolveram novas práticas, principalmente com o uso das tecnologias digitais e, apesar das dificuldades encontradas, buscaram conhecer e apropriarem-se desses recursos resultando em uma prática reflexiva de constante pesquisa e aperfeiçoamento.

Palabras clave : Ensino Remoto Emergencial; alfabetização; letramento; formação continuada.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )