SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39PLANIFICACIÓN DE PRÁCTICAS PEDAGÓGICAS INTEGRADORAS PARA LA EDUCACIÓN PROFESIONAL Y TECNOLÓGICALA REFORMA DE LA EDUCACIÓN PROFESIONAL Y TECNOLÓGICA EN BRASIL: 2016 AL 2021 índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação em Revista

versión impresa ISSN 0102-4698versión On-line ISSN 1982-6621

Resumen

ALBINO, BEATRIZ STAIMBACH. DAS FISSURAS ENTRE SER E DEVER SER: AUTORREFLEXÕES DE UMA PROFESSORA DE EDUCAÇÃO FÍSICA. Educ. rev. [online]. 2023, vol.39, e37884.  Epub 01-Mayo-2023. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-469837884.

Desde os anos 80, há certo fascínio pelo tema do professor reflexivo/pesquisador. Pouco se diz, contudo, que essa discussão é parte de uma com escopo maior, de crítica ao positivismo e à racionalidade. Seguindo a tradição da Teoria Crítica da Sociedade, discorreu-se sobre alguns pressupostos teóricos-metodológicos para então refletir sobre a prática docente e a conjuntura escolar em que esta autora se insere. A violência e a indiferença como inerentes ao processo civilizador de que a Educação faz parte, e o enfrentamento das contradições entre ser e “deve ser” docente como um antídoto à reprodução da barbárie, aparecem como temas centrais. Fez-se uso de registros e memórias do período de iniciação à docência e inserção no ambiente de trabalho (anos de 2019 e 2020), com atenção ao meu fazer docente e um “dever ser professora” latente no cotidiano escolar, em suas interconexões com aspectos sociais e culturais. No trabalho de elaboração (cognitiva e afetiva) da experiência, a pouca racionalidade imperante no espaço escolar foi um dos pontos chave da análise, se revelando, entre outros: na insistência na retórica e nos postulados educacionais, ao preço de negação da realidade; na predominância do princípio da concorrência, sobretudo entre pares e com singularidades que remetem a questões de gênero; e na dificuldade de se enfrentar a violência nas aulas de educação física. Encerra-se com alguns apontamentos sobre autorreflexão docente, especialmente a urgência de que nesse processo o princípio ético-político se sobreponha a objetivos meramente instrumentais/performáticos.

Palabras clave : Experiência; educação física; teoria crítica da sociedade.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )