SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39HOSPITAL PEDAGOGICAL SUPPORT TO CHILDREN WITH CANCER IN THE LITERACY PROCESSPRODUÇÃO DE ARTIGOS CIENTÍFICOS: UMA ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DOS DISCENTES DE MESTRADO ACADÊMICO author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação em Revista

Print version ISSN 0102-4698On-line version ISSN 1982-6621

Abstract

KRONBAUER, LUIZ GILBERTO  and  FENSTERSEIFER, PAULO EVALDO. FORMAÇÃO E DOCÊNCIA COMO PHRONESIS: SENDO E APRENDENDO A SER. Educ. rev. [online]. 2023, vol.39, e38405.  Epub May 02, 2023. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-469838405.

Inspirados na noção aristotélica de Phronesis, desenvolveu-se uma reflexão sobre a formação docente na perspectiva do aprender como exercício que se faz e se refaz continuamente, numa atitude reflexiva e, teoricamente, sustentada. Aproximou-se o conceito de vida contemplativa ao de docente reflexivo e, com isso, buscou-se avançar na direção da práxis como processo dialético de ação-reflexão-ação, pano de fundo de uma formação inicial de professores/as que entretece teoria e prática como horizontes de uma docência viva. Esta releitura da filosofia prática de Aristóteles faz-se acompanhar da interpretação que Hans-Georg-Gadamer realiza em sua obra Wahrheit und Methode, valendo-se dos conceitos de sabedoria prática, de mimesis, da produtividade do conceito de experiência e da atualidade hermenêutica de Aristóteles, e que estruturam o texto que segue.

Keywords : Formação de professores; sabedoria prática; mimesis; hermenêutica filosófica.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )