Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Educação em Revista
versão impressa ISSN 0102-4698versão On-line ISSN 1982-6621
Resumo
KRONBAUER, LUIZ GILBERTO e FENSTERSEIFER, PAULO EVALDO. FORMAÇÃO E DOCÊNCIA COMO PHRONESIS: SENDO E APRENDENDO A SER. Educ. rev. [online]. 2023, vol.39, e38405. Epub 02-Maio-2023. ISSN 1982-6621. https://doi.org/10.1590/0102-469838405.
Inspirados na noção aristotélica de Phronesis, desenvolveu-se uma reflexão sobre a formação docente na perspectiva do aprender como exercício que se faz e se refaz continuamente, numa atitude reflexiva e, teoricamente, sustentada. Aproximou-se o conceito de vida contemplativa ao de docente reflexivo e, com isso, buscou-se avançar na direção da práxis como processo dialético de ação-reflexão-ação, pano de fundo de uma formação inicial de professores/as que entretece teoria e prática como horizontes de uma docência viva. Esta releitura da filosofia prática de Aristóteles faz-se acompanhar da interpretação que Hans-Georg-Gadamer realiza em sua obra Wahrheit und Methode, valendo-se dos conceitos de sabedoria prática, de mimesis, da produtividade do conceito de experiência e da atualidade hermenêutica de Aristóteles, e que estruturam o texto que segue.
Palavras-chave : Formação de professores; sabedoria prática; mimesis; hermenêutica filosófica.