SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39ACOMPANHAMENTO PEDAGÓGICO HOSPITALAR A CRIANÇAS COM CÂNCER EM PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃOPRODUÇÃO DE ARTIGOS CIENTÍFICOS: UMA ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DOS DISCENTES DE MESTRADO ACADÊMICO índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698versão On-line ISSN 1982-6621

Resumo

KRONBAUER, LUIZ GILBERTO  e  FENSTERSEIFER, PAULO EVALDO. FORMAÇÃO E DOCÊNCIA COMO PHRONESIS: SENDO E APRENDENDO A SER. Educ. rev. [online]. 2023, vol.39, e38405.  Epub 02-Maio-2023. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-469838405.

Inspirados na noção aristotélica de Phronesis, desenvolveu-se uma reflexão sobre a formação docente na perspectiva do aprender como exercício que se faz e se refaz continuamente, numa atitude reflexiva e, teoricamente, sustentada. Aproximou-se o conceito de vida contemplativa ao de docente reflexivo e, com isso, buscou-se avançar na direção da práxis como processo dialético de ação-reflexão-ação, pano de fundo de uma formação inicial de professores/as que entretece teoria e prática como horizontes de uma docência viva. Esta releitura da filosofia prática de Aristóteles faz-se acompanhar da interpretação que Hans-Georg-Gadamer realiza em sua obra Wahrheit und Methode, valendo-se dos conceitos de sabedoria prática, de mimesis, da produtividade do conceito de experiência e da atualidade hermenêutica de Aristóteles, e que estruturam o texto que segue.

Palavras-chave : Formação de professores; sabedoria prática; mimesis; hermenêutica filosófica.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )