SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39FORMACIÓN Y DOCENCIA COMO PHRONESIS: SIENDO Y APRENDIENDO A SERLECTURA COMO INTERPRETACIÓN DEL LECTOR CON EL TEXTO: CONCEPCIONES Y PRÁCTICAS EN LOS CUADERNOS DEL PNAIC índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação em Revista

versión impresa ISSN 0102-4698versión On-line ISSN 1982-6621

Resumen

VITA, GILMAR FERREIRA; SANAVRIA, ARGEMIRO; EVARISTO, ALINE MARIA TOMAZ  y  ALMEIDA, ELIONAI RIBEIRO. PRODUÇÃO DE ARTIGOS CIENTÍFICOS: UMA ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DOS DISCENTES DE MESTRADO ACADÊMICO. Educ. rev. [online]. 2023, vol.39, e24963.  Epub 04-Mayo-2023. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-469824963.

O objetivo desta pesquisa foi analisar a percepção de 90 discentes de Mestrado Acadêmico da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), provindos dos polos Demanda Social e Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFGO) e Espírito Santo (IFES), sobre os processos de produção e submissão de artigos científicos em periódicos, e verificar o ganho de conhecimento dos mesmos após capacitação sobre estes processos.Tratou-se de uma pesquisa quali-quantitativa, com realização de Workshops para capacitação e utilização de questionários para percepção dos discentes. Como resultado da capacitação, infere-se um ganho de conhecimento em valor médio de 53,86%, distribuídos em média de 60,80% para a Demanda Social, 46,53% para o IFGO e 54,26% para o IFES. Referente à percepção inicial dos discentes, a média ficou em 23,06% para Demanda Social, 36,40% para IFGO e 29,86% para IFES. Quanto à percepção final, a média ficou em 82,93% para Demanda Social, 82,93% para IFGO e 84,13% para IFES. Os valores encontrados nesta pesquisa traduzem a ineficácia das ações propostas pelas instituições no ensino de uma metodologia de pesquisa que contemple os processos aqui estudados, demonstrando que o assunto é complexo e que melhores planejamentos devem ser perpetrados no sentido de uma maior capacitação.

Palabras clave : Mestrado; produção de trabalhos acadêmicos; artigos científicos; percepção; capacitação.

        · resumen en Español     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )