SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39PRODUÇÃO DE ARTIGOS CIENTÍFICOS: UMA ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DOS DISCENTES DE MESTRADO ACADÊMICOTHE MARTIN EGER RESEARCH PROGRAM: PRINCIPLES OF PHILOSOPHICAL HERMENEUTICS IN SCIENCE EDUCATION author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação em Revista

Print version ISSN 0102-4698On-line version ISSN 1982-6621

Abstract

NORNBERG, MARTA; DIAS, MAURÍCIO CARDOSO  and  JAGER, JOSIANE JARLINE. LEITURA COMO INTERAÇÃO DO LEITOR COM O TEXTO: CONCEPÇÕES E PRÁTICAS NOS CADERNOS DO PNAIC. Educ. rev. [online]. 2023, vol.39, e37704.  Epub May 01, 2023. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-469837704.

O artigo tem como objetivo apresentar e discutir as concepções e práticas de leitura exploradas nos cadernos de formação do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). O processo de análise do conteúdo dos cadernos foi conduzido com base na seguinte questão: qual a concepção de leitura e quais práticas de ensino são trazidas pela coleção de cadernos do PNAIC? A discussão das concepções e práticas de leitura foi feita com base em estudos teóricos que a entendem como ato cognitivo que se estabelece na interação texto-leitor. Os resultados da análise mostram que os textos dos cadernos de formação concebem a leitura a partir de elementos do modelo interativo de leitura. Em relação às suas práticas, priorizam-se as atividades de extração de sentidos do texto para o desenvolvimento da compreensão textual. Nos relatos, preponderam registros de atividades de leitura compartilhada, em que a formulação de perguntas é a principal estratégia utilizada para auxiliar o estudante a localizar informações e inferir sentidos. Já os exercícios que visam ativar conhecimentos prévios do leitor ou atividades de sistematização da leitura, como escrita de resumo, têm uma menor frequência. Por fim, destaca-se a importância de analisar pressupostos teóricos e metodológicos de programas de formação continuada, para entender como estes auxiliam as professoras a refletirem sobre suas práticas e a repensá-las de acordo com as necessidades dos estudantes.

Keywords : leitura; alfabetização; formação de professores; PNAIC.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )