SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39THE MARTIN EGER RESEARCH PROGRAM: PRINCIPLES OF PHILOSOPHICAL HERMENEUTICS IN SCIENCE EDUCATIONASSOCIATIONS BETWEEN NEUROPSYCHOLOGICAL PERFORMANCE AND ARITHMETIC PERFORMANCE: A STUDY WITH ELEMENTARY STUDENTS author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação em Revista

Print version ISSN 0102-4698On-line version ISSN 1982-6621

Abstract

LIZZI, MARIA SANDREANA SALVADOR DA SILVA  and  SFORNI, MARTA SUELI DE FARIA. RELAÇÃO ENTRE PRESSUPOSTOS TEÓRICOS, CURRÍCULO E ORGANIZAÇÃO DO ENSINO. Educ. rev. [online]. 2023, vol.39, e35586.  Epub May 15, 2023. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-469835586.

Na elaboração de currículos escolares e projetos políticos pedagógicos (PPPs) é exigido que sejam evidenciados os pressupostos teóricos, os encaminhamentos metodológicos e os processos de avaliação. Todavia, nem sempre esses elementos são vistos de modo articulado, por isso, esses documentos não orientam o trabalho pedagógico. A partir dessa problemática, este artigo, com o objetivo de evidenciar a relação entre o currículo prescrito e as ações de ensino, apresenta parte de uma pesquisa, de natureza qualitativa, cujos dados de campo foram coletados em um grupo de estudos do qual participaram professores envolvidos na elaboração de uma proposta curricular fundamentada no materialismo histórico-dialético, na teoria histórico-cultural e na pedagogia histórico-crítica. Os resultados apontam que a participação dos professores no processo de elaboração de currículos e de PPPs provoca neles reflexões acerca da articulação desses documentos com a prática pedagógica e gera a necessidade de compreender ações de ensino que podem ser derivadas dos fundamentos anunciados no currículo.

Keywords : currículo; projeto político pedagógico; organização do ensino; materialismo histórico-dialético; teoria histórico-cultural.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )