SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39EL PROGRAMA DE INVESTIGACIÓN MARTIN EGER: PRINCIPIOS DE LA HERMENÉUTICA FILOSÓFICA EN LA EDUCACIÓN CIENTÍFICAASOCIACIONES ENTRE RENDIMIENTO NEUROPSICOLÓGICO Y RENDIMIENTO ARITMÉTICO: UN ESTUDIO CON ESTUDIANTES DE LA ESCUELA PRIMARIA índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação em Revista

versión impresa ISSN 0102-4698versión On-line ISSN 1982-6621

Resumen

LIZZI, MARIA SANDREANA SALVADOR DA SILVA  y  SFORNI, MARTA SUELI DE FARIA. RELAÇÃO ENTRE PRESSUPOSTOS TEÓRICOS, CURRÍCULO E ORGANIZAÇÃO DO ENSINO. Educ. rev. [online]. 2023, vol.39, e35586.  Epub 15-Mayo-2023. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-469835586.

Na elaboração de currículos escolares e projetos políticos pedagógicos (PPPs) é exigido que sejam evidenciados os pressupostos teóricos, os encaminhamentos metodológicos e os processos de avaliação. Todavia, nem sempre esses elementos são vistos de modo articulado, por isso, esses documentos não orientam o trabalho pedagógico. A partir dessa problemática, este artigo, com o objetivo de evidenciar a relação entre o currículo prescrito e as ações de ensino, apresenta parte de uma pesquisa, de natureza qualitativa, cujos dados de campo foram coletados em um grupo de estudos do qual participaram professores envolvidos na elaboração de uma proposta curricular fundamentada no materialismo histórico-dialético, na teoria histórico-cultural e na pedagogia histórico-crítica. Os resultados apontam que a participação dos professores no processo de elaboração de currículos e de PPPs provoca neles reflexões acerca da articulação desses documentos com a prática pedagógica e gera a necessidade de compreender ações de ensino que podem ser derivadas dos fundamentos anunciados no currículo.

Palabras clave : currículo; projeto político pedagógico; organização do ensino; materialismo histórico-dialético; teoria histórico-cultural.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )