SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39O PROGRAMA DE PESQUISA DE MARTIN EGER: PRINCÍPIOS DA HERMENÊUTICA FILOSÓFICA NA EDUCAÇÃO EM CIÊNCIASASSOCIAÇÕES ENTRE DESEMPENHO NEUROPSICOLÓGICO E DESEMPENHO ARITMÉTICO: UM ESTUDO COM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698versão On-line ISSN 1982-6621

Resumo

LIZZI, MARIA SANDREANA SALVADOR DA SILVA  e  SFORNI, MARTA SUELI DE FARIA. RELAÇÃO ENTRE PRESSUPOSTOS TEÓRICOS, CURRÍCULO E ORGANIZAÇÃO DO ENSINO. Educ. rev. [online]. 2023, vol.39, e35586.  Epub 15-Maio-2023. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-469835586.

Na elaboração de currículos escolares e projetos políticos pedagógicos (PPPs) é exigido que sejam evidenciados os pressupostos teóricos, os encaminhamentos metodológicos e os processos de avaliação. Todavia, nem sempre esses elementos são vistos de modo articulado, por isso, esses documentos não orientam o trabalho pedagógico. A partir dessa problemática, este artigo, com o objetivo de evidenciar a relação entre o currículo prescrito e as ações de ensino, apresenta parte de uma pesquisa, de natureza qualitativa, cujos dados de campo foram coletados em um grupo de estudos do qual participaram professores envolvidos na elaboração de uma proposta curricular fundamentada no materialismo histórico-dialético, na teoria histórico-cultural e na pedagogia histórico-crítica. Os resultados apontam que a participação dos professores no processo de elaboração de currículos e de PPPs provoca neles reflexões acerca da articulação desses documentos com a prática pedagógica e gera a necessidade de compreender ações de ensino que podem ser derivadas dos fundamentos anunciados no currículo.

Palavras-chave : currículo; projeto político pedagógico; organização do ensino; materialismo histórico-dialético; teoria histórico-cultural.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )