SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39ASSOCIATIONS BETWEEN NEUROPSYCHOLOGICAL PERFORMANCE AND ARITHMETIC PERFORMANCE: A STUDY WITH ELEMENTARY STUDENTSIMPACTS OF EMERGING CONTEXTS IN THE UNIVERSITY CLASS: TENSIONS AND PERSPECTIVES author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação em Revista

Print version ISSN 0102-4698On-line version ISSN 1982-6621

Abstract

SAVI NETO, PEDRO; NASCIMENTO, INÊS  and  FARE, MÓNICA DE LA. AS POSSÍVEIS CONTRIBUIÇÕES DO CONCEITO DE MÍMESIS PARA PENSAR A INICIAÇÃO CIENTÍFICA EM TEMPOS DE REGULAÇÃO DA CONDUTA EM PESQUISA. Educ. rev. [online]. 2023, vol.39, e38357.  Epub May 15, 2023. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-469838357.

A ética em pesquisa tem sido objeto de intenso movimento de regulação da conduta a partir de um modelo preconcebido sob a lógica das ciências biomédicas. No contexto de uma resposta majoritariamente normativa para a questão da ética em pesquisa, este artigo, baseado em uma pesquisa exploratória, objetiva investigar sobre a potencialidade da iniciação científica (IC) na sensibilização dos estudantes para a questão da ética em pesquisa. Para isso, combina-se o levantamento bibliográfico, centrado nos conceitos de mímesis desenvolvidos por Adorno e Benjamin, com a análise das respostas dadas por estudantes de graduação das ciências humanas e sociais com experiência em IC a um questionário online. Afirma-se o potencial formativo da IC, pois é uma instância privilegiada para o comportamento mimético, permitindo a aprendizagem dos estudantes pela observação da aplicação prática dos conceitos do campo moral à pesquisa.

Keywords : Iniciação científica; Mímesis; Ciências Humanas e Sociais; Ética em pesquisa; Regulação da conduta.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )