SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39ASSOCIAÇÕES ENTRE DESEMPENHO NEUROPSICOLÓGICO E DESEMPENHO ARITMÉTICO: UM ESTUDO COM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTALIMPACTOS DOS CONTEXTOS EMERGENTES NA AULA UNIVERSITÁRIA: TENSÕES E PERSPECTIVAS índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698versão On-line ISSN 1982-6621

Resumo

SAVI NETO, PEDRO; NASCIMENTO, INÊS  e  FARE, MÓNICA DE LA. AS POSSÍVEIS CONTRIBUIÇÕES DO CONCEITO DE MÍMESIS PARA PENSAR A INICIAÇÃO CIENTÍFICA EM TEMPOS DE REGULAÇÃO DA CONDUTA EM PESQUISA. Educ. rev. [online]. 2023, vol.39, e38357.  Epub 15-Maio-2023. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-469838357.

A ética em pesquisa tem sido objeto de intenso movimento de regulação da conduta a partir de um modelo preconcebido sob a lógica das ciências biomédicas. No contexto de uma resposta majoritariamente normativa para a questão da ética em pesquisa, este artigo, baseado em uma pesquisa exploratória, objetiva investigar sobre a potencialidade da iniciação científica (IC) na sensibilização dos estudantes para a questão da ética em pesquisa. Para isso, combina-se o levantamento bibliográfico, centrado nos conceitos de mímesis desenvolvidos por Adorno e Benjamin, com a análise das respostas dadas por estudantes de graduação das ciências humanas e sociais com experiência em IC a um questionário online. Afirma-se o potencial formativo da IC, pois é uma instância privilegiada para o comportamento mimético, permitindo a aprendizagem dos estudantes pela observação da aplicação prática dos conceitos do campo moral à pesquisa.

Palavras-chave : Iniciação científica; Mímesis; Ciências Humanas e Sociais; Ética em pesquisa; Regulação da conduta.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )