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Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698versão On-line ISSN 1982-6621

Resumo

NORNBERG, LUI; RESCHKE, MARIA JANINE DALPIAZ  e  GARCIA, JULIANA BITTENCOURT. IMPACTOS DOS CONTEXTOS EMERGENTES NA AULA UNIVERSITÁRIA: TENSÕES E PERSPECTIVAS. Educ. rev. [online]. 2023, vol.39, e38758.  Epub 15-Maio-2023. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-469838758.

Pensar a universidade em contextos emergentes requer considerar que, se a universidade de outrora errou por dar excessiva ênfase ao passado, a de hoje se vê impelida pelo presente inexorável e pelo futuro imprevisível, forçando-a a rever as suas concepções e as práticas pedagógicas desenvolvidas na aula universitária. O recorte do estudo que aqui apresentamos se deteve a analisar de modo qualitativo três relatos de práticas protagonizadas e apresentadas por participantes do XI Seminário Internacional de Educação Superior (XI SIES) da Rede Sul-brasileira de Investigadores da Educação Superior (RIES), realizado em 2018 na Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Os trabalhos selecionados obedecem ao critério de apresentar, pelo menos, duas das dimensões de inovação, pois entendemos que uma prática inovadora deve apresentar, pelo menos, duas das dimensões propostas por Cunha (2006). Os trabalhos elegidos apresentaram duas dimensões relacionadas e com maior destaque, são elas: Ruptura com a forma tradicional de ensinar e aprender e Reorganização da relação teoria/prática. Os autores que sustentaram este trabalho foram, principalmente, Santos (2010), Franco (2012), Didriksson (2008), Cunha (1998, 2006), Morosini (2014), Tardif (2002) e Shulman (1989), orientando a análise pretendida na compreensão dos contextos emergentes ou no campo das práticas pedagógicas e da inovação. Os desafios são muitos, mas o estudo evidenciou o interesse e o protagonismo de professores e estudantes na direção de uma prática pedagógica mais significativa e emancipatória.

Palavras-chave : pedagogia universitária; inovação; prática pedagógica.

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