Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Educação em Revista
versión impresa ISSN 0102-4698versión On-line ISSN 1982-6621
Resumen
ANTIQUEIRA, LILIANE SILVA DE; PEREIRA, ELAINE CORRÊA y GALIAZZI, MARIA DO CARMO. APOSTAS FORMATIVAS DE PORTFÓLIOS COLETIVOS EM DIÁLOGO COM A PESQUISA CIENTÍFICA. Educ. rev. [online]. 2023, vol.39, e35858. Epub 20-Mayo-2023. ISSN 1982-6621. https://doi.org/10.1590/0102-469835858.
Apresenta-se o mapeamento de pesquisas sobre o uso de portfólios na formação de professores, com o objetivo de identificar proposições oriundas das pesquisas e relacioná-las com as apostas formativas assumidas em todos os editais aprovados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID) de uma Instituição de Ensino Superior (IES) para o uso de portfólios. Apresenta-se brevemente o PIBID, e descreve-se o mapeamento de artigos científicos em suas três etapas: identificação, classificação e análise. Faz-se a classificação dos artigos em regiões geográficas, percebendo-se que a temática está espalhada em todas as regiões brasileiras e que o mesmo se observa em relação às produções internacionais. A etapa de análise consistiu em uma categorização à luz da Análise Textual Discursiva (ATD). As categorias resultantes abordaram pesquisas sobre: o portfólio em si; o portfólio para avaliação do professor; o portfólio como reflexão do estudante; o portfólio como registro da rede de formação; o portfólio como artefato institucional para certificação; o discurso dos participantes sobre os portfólios; e o discurso bibliográfico sobre os portfólios. Concluiu-se que existe ressonância entre as apostas formativas assumidas para o uso de portfólios no PIBID de uma IES e as categorias de análise, com exceção da aposta na potência epistêmica da escrita. Algumas categorias resultantes do mapeamento também não apareceram como aposta formativa: o portfólio para avaliação do professor, o portfólio como artefato institucional para certificação e o olhar sobre o portfólio em si.
Palabras clave : formação de professores; levantamento bibliográfico; portfólio.