SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39APUESTAS FORMATIVAS DE PORTAFOLIO COLECTIVO EN DIÁLOGO CON INVESTIGACIÓN CIENTÍFICAPOLÍTICA EDUCATIVA EN EL ESTADO DE SÃO PAULO BAJO LA NUEVA GESTIÓN PÚBLICA (1995-2018) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação em Revista

versión impresa ISSN 0102-4698versión On-line ISSN 1982-6621

Resumen

VALLE, LÍLIAN DO. SENSIBILIDADE POLÍTICA E PERFORMATIVIDADE DA EDUCAÇÃO ÉTICA. Educ. rev. [online]. 2023, vol.39, e37943.  Epub 10-Jun-2023. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-469837943.

Foucault dizia que governar é moldar a conduta dos indivíduos: mais amplamente, afirma Michel Feher, modos de governo específicos instituíram ao longo da história diferentes representações da condição humana, moldando valores, aspirações e modos de ser. Ora, a sensibilidade própria ao neoliberalismo se caracteriza pelo reforço do narcisismo, pela pouca atenção ao outro, de quem se espera que ratifique a apreciação positiva que se tem de si. Pela indiferença. O artigo analisa a resposta que Judith Butler e Athena Athanasiou oferecem para esse quadro, a partir de uma crítica radical da teoria do reconhecimento e, é claro, da figura do proprietário, «sujeito soberano e unitário», que pensa ter segurança e conforto assegurados. Propõe ainda que sua defesa da performatividade política da situação de precariedade - condição que, afinal, todos partilhamos - abre caminho para pensarmos a educação ética na atualidade.

Palabras clave : Precariedade; Performatividade política; Educação ética; Michel Feher; Athanasiou & Butler.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )