SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39POLÍTICA EDUCATIVA EN EL ESTADO DE SÃO PAULO BAJO LA NUEVA GESTIÓN PÚBLICA (1995-2018)ACTIVIDAD CREADORA COLECTIVA: UNIDAD DE RESISTENCIA DEL TRABAJO DOCENTE índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação em Revista

versión impresa ISSN 0102-4698versión On-line ISSN 1982-6621

Resumen

SILVA, NATANAEL CHARLES DA  y  ARAUJO, MAGNÓLIA FERNANDES FLORÊNCIO DE. EDUCAÇÃO PARA A SUSTENTABILIDADE EM TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO DE LICENCIATURA EM BIOLOGIA NA REGIÃO AMAZÔNICA PARAENSE. Educ. rev. [online]. 2023, vol.39, e40382.  Epub 20-Jun-2023. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-469840382.

Considera-se que a Educação para a Sustentabilidade no ensino superior é um desafio que requer a incorporação de uma formação pautada em valores, atitudes e princípios que reflitam na formação profissional. Isto posto, esta pesquisa objetivou analisar a abordagem que discentes de cursos de Licenciatura em Biologia da região amazônica paraense fazem sobre a Educação para a Sustentabilidade em seus TCCs. O estudo exploratório com análise documental considerou os TCC produzidos por alunos de cinco IES diferentes, elaborados entre os anos de 2017 e 2021, utilizando um instrumento de análise pautado em sete categorias que investigam a abordagem dos princípios da Educação para a Sustentabilidade em três fases. Ao analisar 145 trabalhos, foi verificado que os princípios mais abordados estão relacionados com o direito à educação e o direito à biodiversidade. O estudo apresenta contribuições de caráter teórico-científico, prático-instrumental e social, evidenciando princípios formativos que as IES devem considerar na formação de seus alunos para que tenhamos profissionais preocupados com os problemas socioambientais que assolam a humanidade.

Palabras clave : Educação; formação inicial; produção acadêmica; responsabilidade socioambiental.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )