SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39COLLECTIVE CREATIVE ACTIVITY: RESISTANCE UNIT OF TEACHING WORKSTUDENT DROPOUT IN A BRAZILIAN PUBLIC UNIVERSITY: A SURVIVAL ANALYSIS author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação em Revista

Print version ISSN 0102-4698On-line version ISSN 1982-6621

Abstract

DEMARTINI, SUSANA SEIDEL  and  LARA, ISABEL CRISTINA MACHADO DE. O ENSINO DE MATEMÁTICA NA REALIDADE PANDÊMICA: FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS UTILIZADAS NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Educ. rev. [online]. 2023, vol.39, e38817.  Epub June 29, 2023. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-469838817.

Este artigo apresenta uma pesquisa acerca das ferramentas tecnológicas escolhidas e utilizadas por professores de Matemática durante o período de aulas remotas, ocasionadas pela pandemia de Covid-19. Fundamenta-se em autores como Van de Walle (2009), Garcia (1999), D’Ambrosio (2014), Machado (1997; 2013), Baraldi (1999) e Valente (1999). Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa na qual participaram 23 professores de Matemática, da região metropolitana de Porto Alegre, por meio de um questionário online com 13 questões. Desses professores, 20 atuavam em escolas públicas e quatro em escolas privadas. Para realizar a análise do corpus utilizou-se a Análise Textual Discursiva, conforme Moraes e Galiazzi. Após realizar a categorização das respostas, verifica-se que a maior parte dos professores define a Matemática como uma ciência que ajuda a compreender o mundo. Em relação aos recursos tecnológicos, os principais foram: GeoGebra para ensinar geometria e equações; sites para jogos, exercícios e simulados; YouTube e plataformas de videoconferência para comunicação com os estudantes. O uso desses recursos aumentou a participação e interesse dos estudantes nas aulas e levou os professores a aprender sobre tecnologia.

Keywords : Matemática; pandemia; realidade; ferramentas tecnológicas.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )