SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39LA ENSEÑANZA DE LAS MATEMÁTICAS EN LA REALIDAD DE LA PANDEMIA: HERRAMIENTAS TECNOLÓGICAS UTILIZADAS EN LOS AÑOS FINALES DE EDUCACIÓN PRIMARIALAS PEQUEÑAS ESCUELAS CRISTIANAS DE LA SALLE: ORGANIZACIÓN Y TRABAJO EN LOS PRIMEROS AÑOS DE FUNDACIÓN índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação em Revista

versión impresa ISSN 0102-4698versión On-line ISSN 1982-6621

Resumen

KLITZKE, MELINA  y  CARVALHAES, FLAVIO. FATORES ASSOCIADOS À EVASÃO DE CURSO NA UFRJ: UMA ANÁLISE DE SOBREVIVÊNCIA. Educ. rev. [online]. 2023, vol.39, e37576.  Epub 01-Jul-2023. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-469837576.

O objetivo deste artigo é analisar se fatores educacionais e de escolha de curso, origem sociodemográfica e integração acadêmica formal estão associados à evasão nos três primeiros anos do estudante na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Empregou-se o conceito de evasão de curso, que é a saída definitiva do estudante do curso de origem. A evasão foi analisada por meio de modelos estatísticos de sobrevivência em tempo discreto, que permitiu tratar os dados em sua estrutura longitudinal. Foram utilizados os microdados da instituição, de caráter censitário, para o acompanhamento de três anos da coorte que ingressou no primeiro semestre de 2014. Os resultados apontam que, durante o tempo analisado, os momentos de maior risco de evasão foram o primeiro, o segundo e o quinto semestre das trajetórias dos estudantes nos cursos. A origem sociodemográfica do estudante não se mostrou associada à evasão de curso. Os fatores educacionais e de escolha de curso se mostraram associados à evasão, principalmente no primeiro ano. A hipótese é de que o processo de escolha de curso, através do atual formato de acesso à UFRJ, possivelmente, esteja estruturando uma evasão precoce nos cursos. O Coeficiente de Rendimento acumulado (CRa), que foi utilizada como proxy de integração acadêmica formal, se mostrou associada à evasão de curso . Os estudantes com CRa baixo apresentaram um risco maior de evadir do que aqueles com CRa alto. Esses achados revelam a importância de entender processos decisórios de entrada e continuação dos estudos.

Palabras clave : Educação superior; evasão de curso; análise de sobrevivência; UFRJ.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )