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Educação em Revista
versão impressa ISSN 0102-4698versão On-line ISSN 1982-6621
Resumo
ALVES, JHONATAN DIÓGENES DE OLIVEIRA e TOLEDO, CEZAR DE ALENCAR ARNAUT DE. AS PEQUENAS ESCOLAS CRISTÃS DE LA SALLE: ORGANIZAÇÃO E TRABALHO NOS PRIMEIROS ANOS DE FUNDAÇÃO. Educ. rev. [online]. 2023, vol.39, e40261. Epub 29-Jun-2023. ISSN 1982-6621. https://doi.org/10.1590/0102-469840261.
Utilizando-se das obras legadas por La Salle, de seus comentadores, bem como de pesquisadores sobre esse período e sobre a educação, o que se propõe neste trabalho é a apresentação, por meio de tais fontes, de sua proposta pedagógica de caráter reformista, porém, correspondente com as necessidades sociais que paulatinamente se apresentavam naquele contexto. Asseguradas pelas políticas do rei Luís XIV, as Pequenas Escolas Cristãs, fundadas por Jean-Baptiste de La Salle, bem como as demais instituições católicas encontravam espaço para a promoção de sua pedagogia de cunho cristão, com a evidência de que, nas Pequenas Escolas, o ensino apresentava sinais de modernidade até então nunca vistos em outras instituições de ensino confessional. Como guia espiritual e intelectual de um grupo de mestres consagrados, La Salle proporcionou o acesso indiscriminado de alunos às suas escolas, alfabetizando em francês e formando leigos para a condução de suas classes, o que popularizou o seu trabalho e as regras de civilidade cristã escritas por ele e lidas amplamente. Todos esses fatores contribuíram para o surgimento de uma educação que, priorizando as camadas mais pobres da sociedade, buscou conciliar em seu método os tradicionais preceitos religiosos com as demandas da sociedade burguesa de seu tempo. O resultado de seu trabalho pode ser compreendido a partir do alcance popular ao conhecimento da leitura e escrita, o que lhes permitiu trabalho e desenvolvimento nas modernas demandas que o contexto social exigia.
Palavras-chave : educação; La Salle; Pequenas Escolas Cristãs; França; século XVII.