SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39INTERAÇÃO DIALÓGICA COMO MEDIAÇÃO NO PROCESSO DE AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM ESCRITA POR SURDOSDIFERENÇAS CONCEITUAIS E PEDAGÓGICAS ENTRE OS TERMOS “BRINCADEIRA” E “JOGO” NO BRASIL índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698versão On-line ISSN 1982-6621

Resumo

MOTA, NATÁLIA SCHAUSST LIMA  e  GOIS, MARCOS LS. PESQUISAS SOBRE VIOLÊNCIA NA ESCOLA E A MÍDIA. Educ. rev. [online]. 2023, vol.39, e39174.  Epub 03-Jul-2023. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-469839174.

Existe um interesse significativo pelo fenômeno “violência” nas mais variadas áreas do conhecimento, inclusive, na da Educação. Este artigo apresenta, assim, resultados de uma investigação que coletou, descreveu e analisou produções acadêmicas (teses e dissertações) em torno do tema “violência na escola” noticiada em veículos de comunicação, defendidas e publicadas a partir dos anos 2000. Com base nas formulações teórico-metodológicas da Análise de Conteúdo de Laurence Bardin, a pesquisa mapeou trabalhos que examinaram o papel das mídias na concepção, na compreensão e na divulgação de casos de violência ocorridos em ambiente escolar. Neste artigo, dá-se conta dos seguintes critérios para o tratamento das materialidades em análise: a) perfil dos autores e autoras; b) foco das pesquisas; c) métodos e técnicas; e d) referências, seguidas de breves notas sobre as informações coletadas. Os dados permitiram compreender melhor a produção de conhecimento a respeito de como a violência em instituições de ensino brasileiras é noticiada por jornais, revistas, rádios, dentre outros. Espera-se que esta revisão contribua de forma referencial para trabalhos futuros e para uma compreensão do estado atual do interesse acadêmico pelo tema.

Palavras-chave : análise do conteúdo; teses e dissertações; mídia; violência na escola.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )