SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39PESQUISAS SOBRE VIOLÊNCIA NA ESCOLA E A MÍDIAUM PANORAMA DAS AÇÕES EXTENSIONISTAS DESENVOLVIDAS EM CURSOS SUPERIORES DE COMPUTAÇÃO índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698versão On-line ISSN 1982-6621

Resumo

MELLO, MARIA APARECIDA. DIFERENÇAS CONCEITUAIS E PEDAGÓGICAS ENTRE OS TERMOS “BRINCADEIRA” E “JOGO” NO BRASIL. Educ. rev. [online]. 2023, vol.39, e36641.  Epub 05-Jul-2023. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-4698368536641.

Este artigo é parte de tese produzida para concursopara o cargo de professora titular, cujo objetivo foi identificar as diferenças teóricas entre os conceitos de jogo e brincadeira, o papel de cada um deles nas aprendizagens das crianças e suas implicações nas práticas pedagógicas na Educação Infantil. A Teoria Histórico-Cultural fundamentou a pesquisa teórica por meio do método genético na metodologia, a partir do levantamento bibliográfico em livros e artigos científicos sobre “brincadeira” e “jogo”, e em autores russos apenas sobre o “jogo”. Os resultados apontaram a importância da diferenciação entre ambos os termos na Educação Infantil, bem como possibilitaram a proposição de que brincadeira seja a atividade principal de crianças de 0 a 3 anos, e o jogo, principalmente “jogo de papéis, como atividade principal de crianças de três a seis anos. A importância desses resultados para as aprendizagens das crianças corrobora a centralidade do aspecto lúdico nas atividades da Educação Infantil, distinguindo a brincadeira e o jogo em seus conteúdos, motivos, necessidades e especificidades para as crianças. Essa proposta de mudança da atividade principal na Educação Infantil indica, também, a necessidade de a brincadeira de 0 a 3 anos se desenvolver para jogos de papéis para crianças de 3 a 6 anos, uma vez que ambos são essenciais para que as atividades das crianças, também, se modifiquem de atividades involuntárias para voluntárias e volitivas. As implicações desta pesquisa para as práticas pedagógicas centram-se na necessidade de o corpo docente conhecer e passar a incluir os jogos de papéis nas atividades das crianças de 3 a 6 anos, auxiliando-as no desenvolvimento da autonomia, de atividades volitivas e autocontrole de suas atitudes.

Palavras-chave : jogo; brincadeira; Teoria Histórico-Cultural; jogo de papéis; educação infantil.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )