SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39CONCEPTUAL AND PEDAGOGICAL DIFFERENCES BETWEEN THE TERMS “BRINCADEIRA” AND “GAME” IN BRAZILTHE REORGANIZATION OF THE FAMILY LIFE WITH CHILDREN DURING COVID-19 PANDEMIC IN BRAZIL author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação em Revista

Print version ISSN 0102-4698On-line version ISSN 1982-6621

Abstract

MIRANDA, FREDERICO SEVERO  and  AMARAL, MARÍLIA ABRAHÃO. UM PANORAMA DAS AÇÕES EXTENSIONISTAS DESENVOLVIDAS EM CURSOS SUPERIORES DE COMPUTAÇÃO. Educ. rev. [online]. 2023, vol.39, e38875.  Epub July 05, 2023. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-469838875.

O tripé das universidades brasileiras é composto por ensino, pesquisa e extensão. A partir das ações de extensão, é possível articular o conhecimento científico em conjunto com as necessidades da sociedade e, dessa forma, respaldadas por valores democráticos e igualdade de direitos, tais ações são capazes de promover o desenvolvimento social local. Entendendo a importância social oportunizada pelas ações de extensão, propõe-se a seguinte pergunta: como estão sendo realizadas as ações de extensão nas universidades? Neste contexto, o método utilizado para responder à pergunta em questão foi a execução de uma revisão bibliográfica sistemática que considerou as publicações dos últimos dez anos presentes nas seguintes bases digitais: ACM, CEIE, IEEE, RBIE, Renote, ScienceDirect, SBIE e WIE. Foram utilizadas 25 palavras-chave, um critério de inclusão e seis critérios de exclusão. Após a extração dos dados e análise crítica referente aos artigos selecionados a partir de uma perspectiva freireana, foi construído um panorama sobre as ações extensionistas na área de Computação. Um dos oito itens que compõem esse panorama trouxe à luz, por exemplo, que 61,54% das ações de extensão abordam tópicos referentes ao pensamento computacional ou ao ensino de programação. Observando-se o panorama geral encontrado, foi possível concluir que as ações de extensão apresentaram, por exemplo, uma hegemonia de tópicos de estudos, foco específico em um determinado público, baixo protagonismo discente, entre outras questões.

Keywords : extensão universitária; computação; valores sociais.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )