SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39UN PANORAMA DE LAS ACCIONES EXTENSIONISTAS DESARROLLADAS EN LOS CURSOS SUPERIORES DE COMPUTACIÓNLA LECTURA ANTES Y DESPUÉS DE LA JUBILACIÓN: REPRESENTACIONES SOCIALES Y PRÁCTICAS DE LAS PROFESORAS índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação em Revista

versión impresa ISSN 0102-4698versión On-line ISSN 1982-6621

Resumen

SOMMERHALDER, ALINE; ZANOTTO, LUANA  y  PENTINI, ANNA ALUFFI. A REORGANIZAÇÃO DO CONVÍVIO FAMILIAR COM CRIANÇAS EM PANDEMIA PELA COVID-19 NO BRASIL. Educ. rev. [online]. 2023, vol.39, e35663.  Epub 05-Jul-2023. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-469835663.

Este artigo objetiva discutir o convívio doméstico cotidiano de famílias com crianças em idade escolar diante da pandemia de COVID-19. Intenciona, ainda, problematizar possíveis mudanças na rotina de vida de crianças brasileiras, em decorrência da ausência de frequência presencial nas escolas e ampliação de tempo diário em contextos domésticos. O trato crítico-interpretativo ofertado aos dados pauta-se nas concepções de convívio familiar, em consonância com o pensamento teórico sócio-humanista. Com aplicação de método misto (quantitativo e qualitativo), apresenta parte de resultados brasileiros obtidos por meio de questionário on-line, e-survey, em formato de opinião pública. Participaram 478 famílias brasileiras, majoritariamente residentes em municípios do estado de São Paulo. Os resultados indicam que a estruturação familiar acompanha mudanças propostas pelos adultos como sujeitos protagonistas de um saber fazer no cotidiano doméstico transformado pela pandemia. À luz da dialogia freireana, as mudanças indicadas pelos adultos ocorreram pela ampliação do sentimento de proximidade e reconhecimento dos filhos, além da inserção na rotina das atividades escolares e recriação de novas formas de educação diante dos diversos limites impostos. As alterações ocorridas na esfera domiciliar perpassam pela compreensão de novas configurações que estabeleçam relações educativo-dialógico-cooperativa entre os diferentes membros, crianças e adultos.

Palabras clave : cotidiano doméstico; crianças em lares; pandemia COVID-19; suspensão da escola presencial.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )