SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39LA LECTURA ANTES Y DESPUÉS DE LA JUBILACIÓN: REPRESENTACIONES SOCIALES Y PRÁCTICAS DE LAS PROFESORASCONSTRUCCIÓN DE UN TÚNEL DE VIENTO DIDÁCTICO COMO APLICACIÓN PEDAGÓGICA EN LA EDUCACIÓN TÉCNICA índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação em Revista

versión impresa ISSN 0102-4698versión On-line ISSN 1982-6621

Resumen

SILVA, VIVIAN MASSULLO; BRAGA, FABIANA MARINI; CARVALHO, AMANDA DE  y  MOREIRA, RAQUEL. FORMAÇÃO PEDAGÓGICA EM APRENDIZAGEM DIALÓGICA: CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES(AS) EM TEMPOS DE DISTANCIAMENTO SOCIAL. Educ. rev. [online]. 2023, vol.39, e37653.  Epub 05-Jul-2023. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-469837653.

Este artigo apresenta resultados de pesquisa desenvolvida a partir do curso de formação em Aprendizagem Dialógica, ofertado remotamente durante o período de distanciamento social ocasionado pela pandemia da COVID-19, com recorte específico sobre a formação de professores(as). A pesquisa foi realizada por meio de formulário eletrônico preenchido pelos(as) cursistas, relatos e grupo focal comunicativo, realizados após o término do curso. O objetivo foi compreender o impacto do curso de formação em Aprendizagem Dialógica no conhecimento teórico e prático de professores(as) e sua relação com o enfrentamento do isolamento social. Pautados no referencial da Metodologia Comunicativa, as respostas obtidas foram sistematizadas em elementos transformadores e excludentes em relação às contribuições do curso para a formação de professores(as) e para o enfrentamento da pandemia. Como resultados, destacam-se a dimensão instrumental, a necessidade da formação de professores(as) aliada às evidências científicas e a criação de sentido como elementos transformadores. Os dados também revelaram que a falta de diálogo e a estrutura verticalizada dos sistemas de ensino são elementos que distanciam as práticas pedagógicas dos(as) professores(as) de melhores resultados educacionais. Os elementos apontados como transformadores deram suporte para que os(as) participantes buscassem respostas para os problemas enfrentados em seus cotidianos profissionais e pessoais. Esperamos que este artigo contribua com o campo da formação de professores(as), promovendo reflexão sobre a necessidade de alinhar essa formação com os estudos produzidos pela comunidade científica internacional.

Palabras clave : aprendizagem dialógica; formação de professores(as); distanciamento social.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )