SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39CONSTRUÇÃO DE UM TÚNEL DE VENTO DIDÁTICO COMO APLICAÇÃO PEDAGÓGICA NO ENSINO TÉCNICOINSUBORDINAÇÕES CRÍTICAS DA INTELECTUALIDADE NEGRA BRASILEIRA: UM OLHAR A PARTIR DA ATUAÇÃO DO NEABI/CPII índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698versão On-line ISSN 1982-6621

Resumo

DASSOLER, FABIANA EDIER et al. INDICADORES DA TERCEIRA MISSÃO UNIVERSITÁRIA: PERSPECTIVAS PARA MENSURAR AS CONTRIBUIÇÕES DAS UNIVERSIDADES PARA A SOCIEDADE. Educ. rev. [online]. 2023, vol.39, e36619.  Epub 08-Jul-2023. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-469836619.

A relação universidade-sociedade, chamada terceira missão universitária, está em constante mudança, na tentativa de acompanhar as demandas sociais, econômicas e culturais. Mensurar as atividades da universidade e compartilhar com a sociedade é atender aos princípios da governança, como transparência, prestação de contas e responsabilidade. Este artigo objetiva identificar possíveis indicadores da terceira missão universitária e os principais conceitos e construtos relacionados ao tema. Embora similares, a pesquisa diferencia os conceitos “terceira missão” (conceito europeu) e “extensão” (conceito latino-americano), em função do portfólio de seus indicadores e do alcance dos termos. Desenvolveu-se uma revisão sistemática de literatura (RSL) e da análise bibliométrica, por meio do método Systematic Search Flow (SSF). Conclui-se que mensurar as atividades da terceira missão universitária e seus impactos sociais, apesar de todos os esforços acadêmicos e governamentais, não é uma tarefa fácil. A dificuldade está nas múltiplas atividades e interpretações do que é a terceira missão. Porém, como resultado da pesquisa, serão apresentados os principais indicadores que abarcam o tema.

Palavras-chave : terceira missão; universidades; indicadores; KPI.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )