SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39INSUBORDINAÇÕES CRÍTICAS DA INTELECTUALIDADE NEGRA BRASILEIRA: UM OLHAR A PARTIR DA ATUAÇÃO DO NEABI/CPIIAS VISÕES GLOBAIS E PERSPECTIVAS FUTURAS NO ENSINO DA SUSTENTABILIDADE NA ENGENHARIA índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698versão On-line ISSN 1982-6621

Resumo

MELO, SANDRA CORDEIRO DE; LIMA, CAROLINA BARREIROS DE; BARBOZA NETTO, NATALIA  e  FERNANDES, JÉSSICA CRISTINA MASCARENHAS. A BIOECOLOGIA DO AUTISMO: UMA ANÁLISE DOS RELATOS SOBRE AS QUESTÕES SOCIAIS QUE ATRAVESSAM O DESENVOLVIMENTO. Educ. rev. [online]. 2023, vol.39, e39887.  Epub 10-Jul-2023. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-469839887.

Este artigo apresenta uma revisão da literatura sobre relatos acerca de pessoas com autismo em pesquisas realizadas nos campos da Educação, Psicologia, Medicina e Enfermagem. Foram coletados 22 artigos na base de dados SciELO, entre os anos de 2008 e 2021, a partir das palavras-chave autismo e entrevistas. Os dados foram analisados pela técnica da Análise de Conteúdo (BARDIN, 2016), com o auxílio do software ATLAS.ti. As categorias levantadas - diagnóstico e saúde; educação; e relações familiares - foram discutidas a partir das perspectivas teórico-metodológicas de Vygotsky (2003) e Bronfenbrenner (1996). Tal análise permitiu relacionar as questões pessoais com as sociais, tomando por base as relações socio-históricas e bioecológicas que envolvem a vida dos sujeitos com autismo. Os resultados apontam para a interferência entre a insuficiência de oferta de serviços e políticas de suporte social e o desenvolvimento dessas pessoas; a importância da escola e a deficitária formação docente; e as repercussões desse desenvolvimento nas rotinas familiares, sobretudo na vida da figura materna.

Palavras-chave : autismo; desenvolvimento humano; perspectiva socio-histórica; teoria bioecológica.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )