SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39VISIONES GLOBALES Y PERSPECTIVAS DE FUTURO EN LA ENSEÑANZA DE LA SOSTENIBILIDAD EN LA INGENIERÍAACCIONES AFIRMATIVAS Y ESTRATIFICACIÓN HORIZONTAL: COMPARACIÓN ENTRE BONIFICACIÓN Y LA LEY DE CUOTAS EN LA UFMG índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação em Revista

versión impresa ISSN 0102-4698versión On-line ISSN 1982-6621

Resumen

ELY, ISADORA GRAEFF BINS; COSTA, ANGELO BRANDELLI  y  BRASIL, MARINA VALENTIM. ENGAJAMENTO, DELIBERAÇÃO E INFORMAÇÃO: COMO OS ESTUDANTES PENSAM A DEMOCRACIA. Educ. rev. [online]. 2023, vol.39, e40763.  Epub 10-Jul-2023. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-469840763.

Este trabalho buscou compreender a forma que jovens do Ensino Médio de uma escola pública em Porto Alegre (RS) compreendem o conceito da democracia, partindo da premissa de que esta noção é necessária para o engajamento cívico efetivo e serve de indicativo dos efeitos da educação para a vida pública que tem ocorrido em nosso contexto. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e exploratória, fruto de uma pesquisa maior. Uma escola foi contatada em maio de 2018, e participaram da pesquisa 197 estudantes de Ensino Médio. Serão apresentados os resultados da análise das respostas dos estudantes para a pergunta: “O que é democracia?”. Como método de análise, foi utilizado o método de Análise Temática. A partir das respostas dos participantes, foram constituídos cinco eixos temáticos, que demonstram que as ideias sobre democracia parecem evidenciar um importante distanciamento do tema da democracia. Discute-se que, mesmo com diversos recursos de mobilização na atualidade e de posturas pró-democracia, a barreira maior para um exercício efetivo da vida pública possa ser a oferta da oportunidade de instrumentalizar-se politicamente, através de maiores informações e a defesa dos valores desta. Carecemos, portanto, de garantias institucionais no aspecto mais defendido como indispensável pela literatura acadêmica: a garantia de sermos educados politicamente. Defende-se que o aspecto mais deficitário para a cidadania jovem ativa seja a garantia de espaços formais para que esta possa ser construída, e que isso deve ocorrer dentro das escolas.

Palabras clave : cidadania; engajamento cívico; juventude; escola; educação.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )