SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39ENGAGEMENT, DELIBERATION AND INFORMATION: HOW STUDENTS THINK ABOUT DEMOCRACYMEDIATIC-VISUAL LITERACY: A HUMAN RIGHT AT SCHOOL author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação em Revista

Print version ISSN 0102-4698On-line version ISSN 1982-6621

Abstract

PAULA, GUSTAVO BRUNO DE; NONATO, BRÉSCIA FRANÇA  and  NOGUEIRA, CLÁUDIO MARQUES MARTINS. AÇÕES AFIRMATIVAS E ESTRATIFICAÇÃO HORIZONTAL: COMPARAÇÃO ENTRE BÔNUS E LEI DE COTAS NA UFMG. Educ. rev. [online]. 2023, vol.39, e37918.  Epub July 10, 2023. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-469837918.

Neste artigo analisam-se os efeitos de inclusão social de duas políticas de ação afirmativa adotadas pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG): a política de bônus e a Lei de Cotas. Compara-se a inclusão social propiciada por essas políticas sob dois ângulos: o acesso em si à UFMG e a distribuição do público-alvo entre as graduações da instituição, considerando sua hierarquia horizontal interna. Verificam-se as mudanças no perfil do alunado focalizando três variáveis: raça, origem escolar e renda familiar. Com base em estatísticas descritivas, conclui-se que as duas políticas tiveram efeitos relevantes na inclusão social, mas de formas distintas. A política do bônus elevou o ingresso de estudantes das escolas públicas, negros e de baixa renda, mas principalmente nos cursos menos seletivos. Já a Lei de Cotas contribuiu de maneira mais efetiva para aumentar o acesso desses grupos aos cursos mais seletivos, reduzindo as desigualdades horizontais. Observa-se, no entanto, que permanecem desigualdades expressivas no acesso aos cursos da universidade que ainda precisam ser enfrentadas.

Keywords : ensino superior; ação afirmativa; desigualdades escolares; estratificação horizontal.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )