SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39AÇÕES AFIRMATIVAS E ESTRATIFICAÇÃO HORIZONTAL: COMPARAÇÃO ENTRE BÔNUS E LEI DE COTAS NA UFMGHABILIDADES COGNITIVAS PREDITORAS DO DESEMPENHO ARITMÉTICO DE CRIANÇAS DE 3º E 4º ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698versão On-line ISSN 1982-6621

Resumo

BRUM, ALISSOM ROBERTO; SCHMIDT, SARAÍ PATRÍCIA  e  SANTOS, VITÓRIA BRITO. ALFABETIZAÇÃO MIDIÁTICA-VISUAL: UM DIREITO HUMANO NA ESCOLA. Educ. rev. [online]. 2023, vol.39, e41688.  Epub 10-Jul-2023. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-469841688.

O estudo versa sobre a relação entre a cultura da mídia e o território escolar, colocando em debate as compreensões e aptidões que os/as docentes possuem em relação às didáticas voltadas para a Alfabetização Midiática-Visual dentro de seus contextos escolares de atuação. Em termos metodológicos, trata-se de uma abordagem quanti-qualitativa, que tem como estratégia central a pesquisa-ação (THIOLLENT, 1986). Para isso, articula-se teórico-metodologicamente através de alguns conceitos, tais como: Direitos Humanos (MARTIN-BARBERO, 2011), Alfabetismo Visual (KELLNER, 1995) e Educação Midiática (BACCEGA, 2001). Noções essas que nortearam a pesquisa empírica desenvolvida com um grupo de docentes da rede municipal de uma cidade no Rio Grande do Sul/Brasil. O trabalho é oriundo de um processo investigativo de sondagem introdutória, que seguiu com uma abordagem focal. Entre os resultados da pesquisa-ação, verificou-se nos/as professores/as uma ausência de amparo no que se refere ao trabalho com mecanismos e sistemas de imagens midiáticas, ocasionando inseguranças. Contudo, na intervenção realizada junto a um número reduzido de pedagogos/as, foi possível ressignificar alguns desses temores, apresentando outras perspectivas e proporcionando reflexões. Houve, ainda, a construção conjunta de saberes, viabilizando outros olhares quanto ao consumo crítico das manifestações midiáticas e à importância do uso consciente das tecnologias. Destaca-se particularmente a criação do Guia da Alfabetização Midiática-Visual, documento pautado no estudo e no uso da linguagem fotográfica na escola, o qual acredita-se, assim como esta pesquisa, que oportunize novas formas de se pensar e planejar os processos de ensino-aprendizagem.

Palavras-chave : fotografia; mídia; educação; direitos humanos.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )