SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39SÍNDROME DE BURNOUT, SATISFAÇÃO DE VIDA, AUTOESTIMA E OTIMISMO EM DOCENTES UNIVERSITÁRIOS DURANTE O ENSINO REMOTOGÊNERO NAS AULAS DE CIÊNCIAS: UMA ANÁLISE DA APRENDIZAGEM CONCEITUAL índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698versão On-line ISSN 1982-6621

Resumo

PERIN, ELONI DOS SANTOS; FREITAS, MARIA DO CARMO DUARTE  e  COELHO, TAIANE RITTA. MODELO DE COMPETÊNCIA DOCENTE DIGITAL: REVISÃO BIBLIOMÉTRICA E DE LITERATURA. Educ. rev. [online]. 2023, vol.39, e35344.  Epub 02-Ago-2023. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-469835344.

A competência docente digital é assunto recente nos debates científicos no Brasil. Essa temática encontra-se em expansão e está relacionada à utilização das tecnologias digitais na educação, especialmente no ensino remoto após o período de pandemia do coronavírus. Por isso, este artigo tem o objetivo de identificar na literatura quais são as competências digitais necessárias ao trabalho docente. O tema é discutido a partir da literatura internacional, com abordagem mista, ou seja, possui aspectos quantitativos, que utiliza método de análise bibliométrica, e qualitativos, com análise de conteúdo. Para isso, foram selecionados 120 artigos das bases Web of Science, Scopus e Science Direct, com busca realizada com o termo competência docente digital e com filtro temporal de 2015 a 2020. Foram identificados termos que são utilizados para expressar a integração da tecnologia digital à educação e representam a competência digital. A análise de conteúdo indica que, na profissão docente, são identificadas seis categorias de competência digital, que envolvem o manuseio de ferramentas digitais, habilidades de informação e comunicação, conhecimentos e habilidades para ensinar ou competências pedagógicas para autodesenvolver-se e para tratar das questões socioculturais que permeiam o trabalho docente. Conclui-se que as categorias identificadas constituem um modelo ainda inexplorado de competências docentes digitais.

Palavras-chave : Competência docente digital; tecnologia; educação; formação de professores.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )