SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39DIGITAL TEACHING COMPETENCE MODEL: BIBLIOMETRICS AND LITERATURE REVIEWGENDER NARRATIVES IN SCHOOL PHYSICAL EDUCATION: A SCOPING REVIEW OF THE BRAZILIAN SCIENTIFIC LITERATURE IN HEALTH SCIENCES author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação em Revista

Print version ISSN 0102-4698On-line version ISSN 1982-6621

Abstract

FRANCO, LUIZ GUSTAVO  and  MUNFORD, DANUSA. GÊNERO NAS AULAS DE CIÊNCIAS: UMA ANÁLISE DA APRENDIZAGEM CONCEITUAL. Educ. rev. [online]. 2023, vol.39, e39220.  Epub Nov 20, 2022. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-469839220.

A temática do gênero assumiu um lugar central nas discussões no campo da educação. Neste artigo, discutimos relações de gênero no contexto específico do campo da Educação em Ciências da Natureza, uma área que tem se dedicado, de modo crescente, ao estudo de relações de gênero. Apesar de avanços no campo, ainda são escassos os estudos que relacionam gênero à aprendizagem de conceitos científicos no cotidiano da sala de aula. No presente estudo, exploramos interações discursivas em uma turma do 1° ano Ensino Fundamental com o objetivo de analisar o papel do gênero na construção de oportunidades de aprendizagem de ciências. Para isso, nos apoiamos em propostas teóricas de Judith Butler sobre gênero, e orientamos as análises a partir da Etnografia em Educação como lógica de pesquisa. As aulas analisadas indicam que conhecimentos conceituais de ciências estavam articulados a processos de reiteração/contestação da norma de gênero. Tais negociações exerceram um papel central na aprendizagem sobre a biologia de um inseto, em particular, sobre o conceito de dimorfismo sexual. O estudo se une a outras pesquisas que apontam a relevância das discussões sobre gênero na educação, incluindo a disciplina escolar Ciências e seus conceitos.

Keywords : relações de gênero; aulas de ciências; aprendizagem conceitual.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )