SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39NARRATIVAS DE GÉNERO EN LA EDUCACIÓN FÍSICA ESCOLAR: SCOPING REVIEW DE LA LITERATURA CIENTÍFICA BRASILEÑA EN CIENCIAS DE LA SALUDREGULACIÓN EMOCIONAL EN EL LUGAR DE TRABAJO: UN ESTUDIO CUALITATIVO CON DOCENTES índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação em Revista

versión impresa ISSN 0102-4698versión On-line ISSN 1982-6621

Resumen

SILVA, PAULO FRAGA DA; ISHII, IONE  y  KRASILCHIK, MYRIAM. CÓDIGO DE ÉTICA PARA A PROFISSÃO DOCENTE: PERCEPÇÕES E OPINIÕES DE EDUCADORES. Educ. rev. [online]. 2023, vol.39, e41031.  Epub 10-Jun-2023. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-469841031.

A presente pesquisa teve como objetivo analisar as percepções e opiniões sobre a existência de um código de ética para a profissão docente entre os seguintes grupos: formadores de professores, professores da Educação Básica e licenciandos. Os dados foram obtidos a partir de um formulário digital, o qual foi preenchido pelos grupos mencionados. A análise dos dados indicou a necessidade da existência de um instrumento que oriente as ações dos professores frente a situações espinhosas, as quais não são discutidas nos cursos de formação, mas fazem parte do cotidiano escolar. Por outro lado, houve uma preocupação sobre quem elaboraria esse instrumento e como este seria utilizado pelas instituições. Os resultados apontam para a demanda dos licenciandos, professores e formadores de professores por processos formativos que privilegiem aspectos da orientação, reflexão e tomada de decisões em situações do dia a dia da escola. A inclusão desses temas nos cursos de formação de professores faz-se essencial para que estes possam participar ativa e criticamente da contínua construção de um possível código de ética, ou de práticas de reflexão sobre os princípios e valores que norteiam sua profissão. Defende-se que é fundamental a presença do tema “código de ética” nos currículos de formação de professores, pois os formandos precisam ser prevenidos de que as suas futuras atribuições, no cotidiano laboral, não se limitam apenas ao ensino mas envolvem também responsabilidades decorrentes das questões que surgem nesse contexto e do impacto de suas decisões sobre estudantes, docentes e instituições.

Palabras clave : Ética; Formação Docente; Códigos de Ética; Valores.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )