SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39CÓDIGO DE ÉTICA PARA A PROFISSÃO DOCENTE: PERCEPÇÕES E OPINIÕES DE EDUCADORESCONTRIBUIÇÕES DE PAULO FREIRE PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UMA REVISÃO NARRATIVA índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698versão On-line ISSN 1982-6621

Resumo

MORAIS, FRANCIANE ANDRADE DE; GONDIM, SÔNIA MARIA GUEDES  e  PALMA, EMANUEL MISSIAS SILVA. REGULAÇÃO EMOCIONAL NO LOCAL DE TRABALHO: UM ESTUDO QUALITATIVO COM PROFESSORES. Educ. rev. [online]. 2023, vol.39, e41010.  Epub 06-Jun-2023. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-469841010.

Este estudo teve como objetivo caracterizar o trabalho emocional do professor da educação profissional e tecnológica, ao examinar as emoções e as estratégias de regulação emocional adotadas pelos professores. Foram realizados oito grupos focais, com a participação de quarenta e um professores para coletar os dados. Para a análise de dados, adotou-se o método indutivo e dedutivo de categorização. Os resultados mostraram que são ativadas diferentes emoções frente às demandas emocionais específicas e que os professores usam uma variedade de estratégias, de forma isolada ou encadeada, para regulá-las. No entanto, as estratégias de modificação cognitiva e modificação da situação do modelo processual de regulação emocional foram mais frequentemente relatadas. Os resultados sugerem diferenças nas preferencias regulatórias dos professores, baseadas no período da carreira e na área de formação/atuação. Pesquisas futuras poderiam utilizar métodos variados (e.g., observação, diário) para investigar o processo dinâmico e contextual da regulação e seus desfechos, além de propor uma escala contextual de regulação emocional docente. As descobertas têm implicações para programas de formação docente, gestão educacional e pesquisas futuras.

Palavras-chave : Trabalho Emocional; Regulação Emocional; Professor.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )