SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39REGULACIÓN EMOCIONAL EN EL LUGAR DE TRABAJO: UN ESTUDIO CUALITATIVO CON DOCENTESCONVERSACIONES ENTRE INVESTIGACIÓN Y ORIENTACÍON: CAMINAR DESCALZO EN UNA ESCUELA PÚBLICA índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação em Revista

versión impresa ISSN 0102-4698versión On-line ISSN 1982-6621

Resumen

MORAIS, JOCASTA MARIA OLIVEIRA; OLIVEIRA, FRANCISCO THIAGO CHAVES DE; NOBREGA-THERRIEN, SILVIA MARIA  y  SOUZA, SARLENE GOMES DE. CONTRIBUIÇÕES DE PAULO FREIRE PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UMA REVISÃO NARRATIVA. Educ. rev. [online]. 2023, vol.39, e40514.  Epub 25-Jul-2023. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-469840514.

Mesmo após 50 anos de lançamento da obra Pedagogia do Oprimido, de Paulo Freire, são perceptíveis suas contribuições para o campo da educação na atualidade. Este artigo busca dialogar sobre a educação para jovens e adultos orientada pelos princípios freirianos. Para tanto, elaboramos uma revisão narrativa, tendo como âncora o livro Pedagogia do Oprimido, e tecemos análises a partir de quatro temáticas, a saber: (I) essência humana e do conhecimento; (II) relação indivíduo-sociedade; (III) relação teoria-prática e relação objetividade-subjetividade; (IV) fins sociais da educação e lugar do professor no processo educativo. Como resultado, vimos que a pedagogia de Paulo Freire é resultado de uma longa jornada de vida, do caminhar de um homem entre suas origens, seu mundo, vivências e leituras, e do contato com outros sujeitos. Suas ideias pedagógicas e humanísticas partem do micro para o macrocosmo, do mundo das classes menos favorecidas em contraponto ao mundo dos privilegiados. No campo da educação com jovens e adultos, tomar Paulo Freire como um educador inclusivo significa, dentre outros aspectos, construir conhecimentos que considerem a diversidade de visões de mundo dos sujeitos envolvidos e possibilitem o processo de humanização.

Palabras clave : educação de jovens e adultos; Paulo Freire; Pedagogia do Oprimido.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )