SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39CONVERSACIONES ENTRE INVESTIGACIÓN Y ORIENTACÍON: CAMINAR DESCALZO EN UNA ESCUELA PÚBLICALOS MANUALES DEL PROFESOR DE EDUCACIÓN FÍSICA EN EL PLAN NACIONAL DEL LIBRO DE TEXTO índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação em Revista

versión impresa ISSN 0102-4698versión On-line ISSN 1982-6621

Resumen

SILVA, CAMILA LOPES DA  y  SANTOS, DAVID MOISES BARRETO DOS. DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE E EDUCAÇÃO BÁSICA NA PANDEMIA DE COVID-19. Educ. rev. [online]. 2023, vol.39, e38326.  Epub 20-Ago-2023. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-469838326.

Este trabalho tem como objetivo investigar a atuação e desenvolvimento profissional de professores brasileiros durante o ensino remoto emergencial na pandemia de covid-19, considerando aspectos como condições de trabalho, de aprendizagem da docência e da saúde mental. Uma amostra de 364 professores da Educação Básica no Brasil foi avaliada a partir de instrumentos de autorrelato considerando dados sociodemográficos, condições de trabalho, aspectos relativos à atuação docente e aprendizado da docência (atividades, saberes e formação docentes), saúde mental e sentido da vida. Os resultados apontaram que as mudanças no trabalho docente ocorrem em meio à ausência ou pouca experiência da maioria dos professores com ensino on-line e/ou com uso de tecnologia digital, além da falta de apoio e condições de trabalho adequados. As principais tarefas foram mediadas por tecnologia e os saberes didáticos tiveram um papel fundamental neste contexto. A formação oferecida aos professores pelas instituições educativas foi insuficiente em grande parte, provocando a necessidade de (auto)formações complementares. Os saberes experienciais demonstraram ser fundamentais na aprendizagem da docência. Finalmente, a saúde mental demonstrou ter um papel crucial nesse processo de desenvolvimento profissional, além de demonstrar uma correlação positiva com a presença de sentido na vida. Implicações para o desenvolvimento profissional docente são discutidas.

Palabras clave : desenvolvimento profissional; covid-19; Brasil; professores da Educação Básica.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )