SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39ACTIVE METHODOLOGIES IN HIGHER EDUCATION: A SYSTEMATIC MAPPING IN THE CONTEXT OF ENGINEERING COURSESFROM THE PEDAGOGICAL PROJECT TO THE CLASSROOM: INTERDISCIPLINARITY IN THE CONTEXT OF THE BC&T COURSE author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação em Revista

Print version ISSN 0102-4698On-line version ISSN 1982-6621

Abstract

PEIXOTO, ALINI SILVA; ROSA, MARCELO VICTOR DA; RIBEIRO, LEONARDO SILVA  and  SOUZA, GIOVANA MESTRINER DE. PEDAGOGIA DA TRANSMISSÃO DO FUTEBOL DE MULHERES. Educ. rev. [online]. 2023, vol.39, e39224.  Epub Sep 15, 2023. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-469839224.

Partindo-se da perspectiva dos Estudos Culturais e tendo como eixos as análises de poder e de gênero existentes no contexto do Futebol de Mulheres, o presente artigo teve por objetivo analisar os currículos atuantes em exibições de jogos do futebol profissional praticado por mulheres. Foram observadas exibições de jogos da primeira fase do Campeonato Brasileiro Feminino A1 em um recorte do artefato cultural compreendido por um canal, na plataforma YouTube, criado em 2013 e tendo por tema central de seu conteúdo o futebol. Caracterizada como uma pesquisa de campo exploratória de abordagem qualitativa, realizaram-se análises do recorte do artefato em que se observaram com maior destaque três aspectos do currículo ali presente: uma comparação entre o futebol delas com o dos homens, a valorização do Futebol de Mulheres e um desmerecimento dessa prática e das mulheres ali presentes. Esses aspectos integram a Pedagogia da Transmissão do Futebol de Mulheres, na maneira como ela se apresenta no contexto de ensino-aprendizagem que compôs o recorte do artefato nesse estudo.

Keywords : Estudos Culturais; Futebol de Mulheres; Pedagogia da Transmissão.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )