SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39METODOLOGÍAS ACTIVAS EN LA ENSEÑANZA SUPERIOR: UNA CARTOGRAFÍA SISTEMÁTICA EN EL CONTEXTO DE LOS CURSOS DE INGENIERÍADEL PROYECTO PEDAGÓGICO AL AULA: LA INTERDISCIPLINARIDAD EN EL CONTEXTO DEL CURSO BC&T índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação em Revista

versión impresa ISSN 0102-4698versión On-line ISSN 1982-6621

Resumen

PEIXOTO, ALINI SILVA; ROSA, MARCELO VICTOR DA; RIBEIRO, LEONARDO SILVA  y  SOUZA, GIOVANA MESTRINER DE. PEDAGOGIA DA TRANSMISSÃO DO FUTEBOL DE MULHERES. Educ. rev. [online]. 2023, vol.39, e39224.  Epub 15-Sep-2023. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-469839224.

Partindo-se da perspectiva dos Estudos Culturais e tendo como eixos as análises de poder e de gênero existentes no contexto do Futebol de Mulheres, o presente artigo teve por objetivo analisar os currículos atuantes em exibições de jogos do futebol profissional praticado por mulheres. Foram observadas exibições de jogos da primeira fase do Campeonato Brasileiro Feminino A1 em um recorte do artefato cultural compreendido por um canal, na plataforma YouTube, criado em 2013 e tendo por tema central de seu conteúdo o futebol. Caracterizada como uma pesquisa de campo exploratória de abordagem qualitativa, realizaram-se análises do recorte do artefato em que se observaram com maior destaque três aspectos do currículo ali presente: uma comparação entre o futebol delas com o dos homens, a valorização do Futebol de Mulheres e um desmerecimento dessa prática e das mulheres ali presentes. Esses aspectos integram a Pedagogia da Transmissão do Futebol de Mulheres, na maneira como ela se apresenta no contexto de ensino-aprendizagem que compôs o recorte do artefato nesse estudo.

Palabras clave : Estudos Culturais; Futebol de Mulheres; Pedagogia da Transmissão.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )