SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO SUPERIOR: UM MAPEAMENTO SISTEMÁTICO NO CONTEXTO DOS CURSOS DE ENGENHARIADO PROJETO PEDAGÓGICO À SALA DE AULA: A INTERDISCIPLINARIDADE NO CONTEXTO DO CURSO BC&T índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698versão On-line ISSN 1982-6621

Resumo

PEIXOTO, ALINI SILVA; ROSA, MARCELO VICTOR DA; RIBEIRO, LEONARDO SILVA  e  SOUZA, GIOVANA MESTRINER DE. PEDAGOGIA DA TRANSMISSÃO DO FUTEBOL DE MULHERES. Educ. rev. [online]. 2023, vol.39, e39224.  Epub 15-Set-2023. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-469839224.

Partindo-se da perspectiva dos Estudos Culturais e tendo como eixos as análises de poder e de gênero existentes no contexto do Futebol de Mulheres, o presente artigo teve por objetivo analisar os currículos atuantes em exibições de jogos do futebol profissional praticado por mulheres. Foram observadas exibições de jogos da primeira fase do Campeonato Brasileiro Feminino A1 em um recorte do artefato cultural compreendido por um canal, na plataforma YouTube, criado em 2013 e tendo por tema central de seu conteúdo o futebol. Caracterizada como uma pesquisa de campo exploratória de abordagem qualitativa, realizaram-se análises do recorte do artefato em que se observaram com maior destaque três aspectos do currículo ali presente: uma comparação entre o futebol delas com o dos homens, a valorização do Futebol de Mulheres e um desmerecimento dessa prática e das mulheres ali presentes. Esses aspectos integram a Pedagogia da Transmissão do Futebol de Mulheres, na maneira como ela se apresenta no contexto de ensino-aprendizagem que compôs o recorte do artefato nesse estudo.

Palavras-chave : Estudos Culturais; Futebol de Mulheres; Pedagogia da Transmissão.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )