SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39PEDAGOGIA DA TRANSMISSÃO DO FUTEBOL DE MULHERESCONQUISTANDO CORAÇÕES E MENTES: AS COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS COMO REFLEXO DA RACIONALIDADE NEOLIBERAL EM COLEÇÕES DIDÁTICAS DE PROJETO DE VIDA índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698versão On-line ISSN 1982-6621

Resumo

GUIMARAES, PATRICIA BALDOW; MAGALHAES, ANTÔNIO DE PÁDUA  e  OLIVEIRA, ALTAMIR FERNANDES DE. DO PROJETO PEDAGÓGICO À SALA DE AULA: A INTERDISCIPLINARIDADE NO CONTEXTO DO CURSO BC&T. Educ. rev. [online]. 2023, vol.39, e39599.  Epub 15-Set-2023. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-469839599.

Este estudo objetivou caracterizar a interdisciplinaridade no âmbito do curso Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia - BC&T - de uma universidade federal localizada no estado de Minas Gerais, com base no proposto pelos Referenciais Orientadores para os Bacharelados Interdisciplinares e Similares e respaldado em obras de autores como: Lenoir (1998), Japiassu (1976), Coimbra (2000), Fazenda(2010), Fortunato e Confortin (2013), Tosta (2011), Almeida (2010) e Morin (2003). Como questão de pesquisa, propôs verificar se o curso, através do seu Projeto Pedagógico e das ações didático-pedagógicas, se encontra em consonância com as diretrizes e os princípios norteadores dos Bacharelados Interdisciplinares - BIs - em relação à interdisciplinaridade. Para isso, foi desenvolvido um estudo de cunho qualitativo e quantitativo com a realização de pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e estudo de campo, este último com a utilização de questionários aplicados a alunos do quinto e sexto períodos e realização de entrevistas semiestruturadas com professores. Em resposta à questão principal da pesquisa, foi verificado que, de um modo geral, no contexto do curso não é adotada uma metodologia interdisciplinar, conforme previsto nas diretrizes e princípios norteadores dos BIs. Com base na análise dos dados e apoiados no aporte teórico dos autores consultados, foram apresentadas propostas que visam contribuir para a difusão da interdisciplinaridade no processo de ensino e aprendizagem dos BIs. Além disso, previu contribuir para o desenvolvimento científico da temática de modo a possibilitar novas discussões que visem garantir a efetividade de ações interdisciplinares nas instituições educacionais.

Palavras-chave : interdisciplinaridade; bacharelado interdisciplinar; projeto pedagógico.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )