SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39DEL PROYECTO PEDAGÓGICO AL AULA: LA INTERDISCIPLINARIDAD EN EL CONTEXTO DEL CURSO BC&TSALIENDO DE LA “TORRE DE MARFIL”: PREVENCIÓN DE LA VIOLENCIA BASADA EN LA ORIENTACIÓN SEXUAL Y LA IDENTIDAD DE GÉNERO EN LA UNIVERSIDAD índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação em Revista

versión impresa ISSN 0102-4698versión On-line ISSN 1982-6621

Resumen

SILVA, FRANCISCO VIEIRA DA. CONQUISTANDO CORAÇÕES E MENTES: AS COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS COMO REFLEXO DA RACIONALIDADE NEOLIBERAL EM COLEÇÕES DIDÁTICAS DE PROJETO DE VIDA. Educ. rev. [online]. 2023, vol.39, e39619.  Epub 25-Oct-2023. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-469839619.

O objetivo deste texto consiste em analisar coleções didáticas de Projeto de Vida, com vistas a estudar como as competências socioemocionais são abordadas em tais materiais didáticos e de que forma refletem os anseios da racionalidade neoliberal. Para ancorar teoricamente o estudo, busca-se respaldo, principlamente nas reflexões inicialmente desenvolvidas por Foucault (2008), posteriormente ampliadas por Dardot e Laval (2016) acerca do neoliberalismo. Acerca da metodologia, convém frisar que se trata de um estudo descritivo-interpretativo de cunho documental, seguindo uma abordagem eminentemente qualitativa. O corpus é formado por fragmentos extraídos de três coleções didáticas de Projeto de Vida, aprovadas pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD), edição de 2021. Por meio da análise, pode-se ponderar que há uma relação direta entre as competências socioemocionais e a racionalidade neoliberal, porque os jovens são orientados a regular suas emoções, com vistas a aperfeiçoar o capital humano e, como corolário, construir o projeto de vida com base naquilo que é desejável no cerne de uma racionalidade matizada pela concorrência, individualidade, resiliência e autonomia.

Palabras clave : competências socioemocionais; racionalidade neoliberal; ensino médio; projeto de Vida.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )