SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39DO PROJETO PEDAGÓGICO À SALA DE AULA: A INTERDISCIPLINARIDADE NO CONTEXTO DO CURSO BC&TSAINDO DA “TORRE DE MARFIM”: A PREVENÇÃO DE VIOLÊNCIA BASEADA NA ORIENTAÇÃO SEXUAL E IDENTIDADE DE GÊNERO NA UNIVERSIDADE índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698versão On-line ISSN 1982-6621

Resumo

SILVA, FRANCISCO VIEIRA DA. CONQUISTANDO CORAÇÕES E MENTES: AS COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS COMO REFLEXO DA RACIONALIDADE NEOLIBERAL EM COLEÇÕES DIDÁTICAS DE PROJETO DE VIDA. Educ. rev. [online]. 2023, vol.39, e39619.  Epub 25-Out-2023. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-469839619.

O objetivo deste texto consiste em analisar coleções didáticas de Projeto de Vida, com vistas a estudar como as competências socioemocionais são abordadas em tais materiais didáticos e de que forma refletem os anseios da racionalidade neoliberal. Para ancorar teoricamente o estudo, busca-se respaldo, principlamente nas reflexões inicialmente desenvolvidas por Foucault (2008), posteriormente ampliadas por Dardot e Laval (2016) acerca do neoliberalismo. Acerca da metodologia, convém frisar que se trata de um estudo descritivo-interpretativo de cunho documental, seguindo uma abordagem eminentemente qualitativa. O corpus é formado por fragmentos extraídos de três coleções didáticas de Projeto de Vida, aprovadas pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD), edição de 2021. Por meio da análise, pode-se ponderar que há uma relação direta entre as competências socioemocionais e a racionalidade neoliberal, porque os jovens são orientados a regular suas emoções, com vistas a aperfeiçoar o capital humano e, como corolário, construir o projeto de vida com base naquilo que é desejável no cerne de uma racionalidade matizada pela concorrência, individualidade, resiliência e autonomia.

Palavras-chave : competências socioemocionais; racionalidade neoliberal; ensino médio; projeto de Vida.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )